A Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista realizou na última sexta-feira, 27 de abril, duas palestras em alusão a "Semana Municipal Todos Juntos Contra a Pedofilia". A ideia surgiu por meio do Decreto Legislativo 64, de 08/10/2013, de autoria do vereador Ian Salomão, e que tem o o propósito de conscientizar a população sobre o tema. Este é o segundo ano em que o evento é realizado.
A primeira palestra teve o tema “Violência contra a criança", e foi proferida pela psicóloga Olga Ceciliato Mattioli. Olga é mestre em psicologia clínica pela PUC/SP e doutora em educação pelas UNESP/Marília. Possui 10 livros publicados sobre as várias faces da violência, pela editora CRV Curitiba.
“O abuso sexual é a utilização do corpo de uma criança ou adolescente para a satisfação sexual de um adulto, com ou sem o uso da violência física. Desnudar, tocar, acariciar as partes íntimas, levar a criança a assistir ou participar de práticas sexuais de qualquer natureza constituem crime. Quando devemos suspeitar de um abuso? Quando houver mudanças bruscas no comportamento, apetite ou sono da criança. Além disso, a criança fica isolada, muito perturbada quando o abusador estiver por perto”, explicou a psicóloga durante a palestra.
A segunda palestra da noite foi realizada pelo psiquiatra Dr. Waldemar Mendes de Oliveira Junior, que falou sobre o tema “Aspectos psiquiátricos e psicológicos da pedofilia”. Dr. Waldemar é médico psiquiatra e psicoterapeuta do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Mestre e doutor em Medicina.
Dr. Waldemar falou sobre o comportamento sexual do abusador e trouxe dados importantes, tais como: abuso cometido por estranhos é mais comum nos meninos (40%) do que nas meninas (21%); abuso dentro de casa acontece mais com garotas (29%) do que com garotos (11%); os homens são a maioria dos abusadores tanto contra meninas (98%) como contra meninos (83%); as meninas são abusadas de 1,5 a 3 vezes mais que os meninos.
“A maior parte das vezes é a criança quem denuncia o abuso, porém isto pode demorar muito tempo. Temos que nos atentar às alterações de comportamento da criança, como: comportamentos desinibidos, alterações na escola e relações sociais, isolamento, tristeza, ansiedade e medo de adultos”, disse o palestrante.
Segundo Dr. Waldemar o tratamento de um pedófilo inclui: psicoterapia (individual ou de grupo); psico farmacoterapia; inibidores da recaptação de serotonina (fluoxetina, sertralina, paroxetina e outros); antipsicóticos (agressividade e comorbidades); antiandrogênicos (não autorizado no Brasil); e castração cirúrgica (não autorizada no Brasil).
Grande público compareceu ao evento, dentre psicólogos, professores, estudantes, autoridades e vereadores. Na ocasião, fizeram uso da palavra para uma saudação ao público e aos palestrantes, o Presidente da Câmara vereador Ian Salomão, e o vice-prefeito Clemente Júnior, representante a Prefeita Almira Garms.