Na Sessão Ordinária de segunda-feira, 16 de outubro, a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Serginho, com assinatura dos demais vereadores, que manifesta pesar pelo falecimento da vereadora Quitéria Braz da Silva Santos, ocorrido no último dia 1º de setembro.

Quitéria nasceu na cidade de Altino, Pernambuco, em 1947. Filha de Maria Soares da Silva e Luiz Braz da Silva, Quitéria casou-se com Esmeraldino Petronilo dos Santos, em  setembro de 1969. Dez anos depois, o casal que já tinha os filhos Sivaldo, Evandro e Edivaldo, mudou-se para Paraguaçu Paulista, tentando buscar melhor qualidade de vida e oportunidades para a família.

Como pessoa engajada em atender os mais necessitados e a buscar o exercício pleno da democracia, sempre atenta aos problemas e às injustiças sociais, Quitéria foi líder comunitária no bairro onde residia, a Vila Marin. Assim, em 1995, Quitéria tomou posse como vereadora na 11ª Legislatura (1993/1996) para suprir vacância do cargo deixado pelo vereador Oscar Porfírio Neto, falecido em novembro de do mesmo ano.

Demonstrando sua dedicação e compromisso com o bem da população, nas eleições subsequentes foi eleita vereadora da 12ª Legislatura (1997/2000), cargo que ocupou com compromisso e honestidade, honrando a confiança de seus eleitores.

“A vereadora Quitéria tinha uma relação muito próxima com todos os vereadores, era firme no que acreditava e sempre almejava fazer o melhor trabalho, companheira indescritível que deixa uma lacuna dentro e fora da Câmara Municipal na defesa da sociedade paraguaçuense”, disse o vereador Serginho.

Porém, seu estado de saúde frágil a afastou da luta pelos direitos dos cidadãos e, após uma longa batalha, Quitéria faleceu em sua cidade do coração, Paraguaçu Paulista, no dia 1º de setembro de 2017. “A vereadora contribuiu muito para a nossa sociedade e se fará eterna pelos seus ensinamentos e sua história de vida”, finalizou Serginho.

quiteria

Serginho Sessao16