Foi aprovada na Sessão Ordinária de segunda-feira (4) moção de autoria do vereador Márcio da São José, com assinatura dos demais vereadores, que manifesta apoio ao Governo do Estado de São Paulo quanto a proposta de renovação antecipada do contrato de concessão da malha ferroviária paulista, que estabelece o aporte de novos investimentos e a reativação do ramal ferroviário Bauru-Panorama.
Em 1998 a Ferrovia Paulista S.A. (FEPASA) foi federalizada e incorporada integralmente à Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). Desse modo, o trecho correspondente à malha ferroviária da antiga FEPASA passa a se denominar “Malha Paulista”. A RFFSA foi dissolvida, no final de 1998, e a Malha Paulista foi objeto de concessão, passando ao controle da FERROBAN e, posteriormente, da empresa América Latina Logística. Há cerca de 2 anos, a concessão foi assumida pela empresa Rumo Logística.
Com base na Lei 13.448, de 5 de junho de 2017, foi apresentada perante os órgãos competentes da administração federal proposta de renovação antecipada da concessão da malha ferroviária paulista pela atual concessionária, a empresa Rumo Logística. Da antecipação pretendida constam, entre outros aspectos, a previsão de novos investimentos no montante de 5 bilhões de reais. Além disso, há o compromisso em reativar dois ramais ferroviários, incluindo a ramificação Bauru-Panorama.
“Tais medidas atendem aos mais legítimos anseios da população deste município, pois implicam não apenas significativo incremento logístico, mas também promovem acentuada melhoria ao escoamento da produção de nossa região ao complexo portuário de Santos. Tais fatores acabam por ampliar o acesso de nossa produção ao mercado externo, além de aquecer nossa economia, gerando empregos e renda. São inúmeros os benefícios que podem ser vislumbrados a partir da celebração da antecipação da concessão”, disse o vereador Márcio.