Foi aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária de segunda-feira, projeto de resolução de autoria do vereador Vitor Bini, que cria o programa Câmara Jovem, o qual será realizado anualmente no mês de maio, como parte das festividades do aniversário do município.

A Câmara Jovem será voltada aos alunos das escolas municipais públicas e privadas, e tem o objetivo de difundir as atividades do Poder Legislativo, proporcionando aos alunos noções gerais sobre a estrutura política e administrativa do município. “Queremos que os participantes tenham uma noção exata sobre o que é ser vereador e proporcionar motivação àqueles que tenham interesse na participação política e social do município”, ressaltou o vereador Vitor Bini.

O programa será voltado aos alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e 1º e 3º do ensino médio, sempre com número de integrantes igual ao número de vereadores. Para participar, serão convidadas escolas definidas por meio de sorteio, e cada unidade escolar irá eleger, dentre seus alunos, aqueles que serão os vereadores jovens. Para isso, os estudantes precisarão apresentar uma proposição, podendo ser indicação, requerimento ou projeto de lei.

O vereador e autor do projeto, Vitor Bini, disse que “nada mais justo que permitir aos nossos jovens a possibilidade de experimentar e participar da política, por meio de um projeto nobre e replicado em vários âmbitos da república brasileira, como é o caso da Câmara Jovem e do Parlamento Jovem”.

As proposições aprovadas na Sessão Câmara Jovem serão encaminhadas para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação para análise e, se consideradas legais quanto à iniciativa, poderão constituir proposições formais. Aquelas que não forem de competência do Legislativo serão encaminhadas ao Executivo, identificadas como de autoria da Câmara Jovem.

Camara Jovem Vitor