A Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista, em Sessão Ordinária realizada na segunda-feira (19), aprovou moção de autoria do vereador Ian Salomão, que parabeniza a Sra. Maria Cristina Sonsin e o Dr. Waldemar Mendes de Oliveira Junior pelas palestras realizadas na Câmara no dia 12 de maio, em alusão a "Semana Municipal Todos Juntos Contra a Pedofilia", em conformidade ao Decreto Legislativo 64, de 08/10/2013, também de autoria do vereador Ian.
A psicóloga Maria Cristina Sonsin é graduada em Psicologia pela Unipar - Universidade Paranaense; é especialista em Neuropedagogia na Educação e em Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial e atua como psicóloga clínica desde 2006 e na Associação Casa Lar desde 2001, tendo sido a primeira palestrante, sob o tema “Abuso sexual infantil e suas consequências no processo de desenvolvimento da criança".
Na sequência, Dr. Waldemar Mendes de Oliveira Junior, que é médico psiquiatra e psicoterapeuta do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Mestre e doutor em Medicina, abordou o tema “Aspectos psiquiátricos e psicológicos do abusador sexual infantil”.
“Salientamos que profissionais dedicados, competentes e que se propõem a oferecer seus conhecimentos de forma gratuita, em detrimento de seus compromissos, são iniciativas que devem ser enaltecidas, reconhecidas e expandidas, especialmente quando se trata de conscientizar a população a respeito dos perigos da pedofilia e alertar sobre a falta de legislação específica. Estas reflexões foram colocadas de maneira delicada, mesmo em assunto tão difícil para ser abordado”, destacou Ian Salomão.
Ambas as palestras representaram uma grande contribuição para o nosso município ao tratar de tema tão delicado e importante. Voluntariamente, os palestrantes trouxeram suas largas experiências, inclusive como profissionais dos setores público e privado. Durante mais de uma hora estiveram na Câmara Municipal apresentando dados, consequências, comportamento, tratamento, etc, tanto para os abusados quanto para os abusadores.