Na Sessão Ordinária de segunda-feira, 5 de junho, a Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei de autoria da vereadora Luciana da Adepta, que determina que os estabelecimentos bancários e demais instituições onde há porta giratória, facilitem o acesso e saída das pessoas com mobilidade reduzida.

A porta giratória com detector de metais visa garantir a segurança dos munícipes, porém, a acessibilidade das pessoas com deficiências físicas fica prejudicada, uma vez que é necessário que um dos funcionários autorizados abra uma porta auxiliar para garantir o acesso da pessoa portadora de deficiência, obesos, gestantes, idosos e pessoas com alguma dificuldade de locomoção.

“Essa situação é muito constragedora e muitos cidadãos preferem nem frequentar determinados locais, por isso, com esse projeto pretendemos que se tenha um atendimento facilitado e justo aos deficientes físicos, idosos e gestantes”, disse a autora do projeto, vereadora Luciana.

Assim, o prazo máximo de espera de pessoas com mobilidade reduzida deverá ser de 3 minutos, e os estabelecimentos terão o prazo de 120 dias para fazer as adequações.

Luciana da Adepta