Reunida em Sessão Ordinária na segunda-feira, 21 de novembro, a Câmara de Vereadores aprovou em 2º turno o Projeto de Lei 111/2016, de autoria do Prefeito Municipal, que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2017.

O valor estimado para 2017 é de R$ 144.991.089,06. Em razão de o município ter ficado sem orçamento municipal durante o ano de 2016, ficou prejudicada qualquer comparação em relação ao orçamento anterior, a fim de saber se houveram mudanças significativas no que diz respeito às prioridades da administração.

Mesmo assim, é possível perceber que o valor do orçamento para 2017 é muito próximo ao valor que havia sido proposto para o orçamento de 2016. Isso significa que não houve aumento da projeção de arrecadação, transparecendo os efeitos da atual crise que assola o país.

De acordo com as funções existentes na administração, as áreas da educação e saúde são as que mais serão beneficiadas pela previsão orçamentária, contando aproximadamente com 29% e 23% dos recursos globais cada uma dessas áreas, respectivamente. Já de acordo com o quadro do desdobramento da despesa por elemento, é possível constatar que os vencimentos dos servidores ocupam o maior montante, em torno de 46,8 milhões anuais.

Sessao de 21 de novembro