Reunida em Sessão Ordinária na segunda-feira (19), a Câmara de Vereadores aprovou moção de pesar de autoria do vereador Reinaldo, com assinatura de apoio de todos os vereadores, que manifesta pesar pelo falecimento do vereador Onório Anhesim.

Onório nasceu em 27 de agosto de 1945, filho de Conceição e Mário e passou sua infância em Sapezal. Começou a trabalhar muito cedo, com apenas 11 anos de idade, vendendo peças de carro na loja do Sr. Amâncio Taveira. Apesar da idade, demonstrava que seria um adulto visionário.

Posteriormente, foi trabalhar na agência Volkswagen, de propriedade da família Deliberador. No ano de 1969, o empresário Carlos Arruda Garms comprou a empresa, que passou a se chamar Copa Comercial de Veículos, hoje Germânica, onde Onório foi convidado a trabalhar, chegando a gerência. Onório participou ainda da criação da Usina Cocal, sendo sócio fundador.

Foi também um dos grandes provedores da Santa Casa, onde dedicou muito de sua vida para que o hospital atendesse a população com dignidade. Participou de entidades de caridade como APAE e ACIPP e foi diretor da Fundação Gammon de Ensino. Estava sempre presente nos eventos beneficentes da nossa cidade.

Atuou ainda como diretor do Departamento de Obras da Prefeitura, onde pôde desenvolver um grande trabalho em prol do município, atendendo a todos que iam ao almoxarifado levar suas reivindicações.

Foi iniciado na Loja Macônica Fraternidade de Paraguaçu Paulista em 1975, estando ativo até o seu falecimento. Neste período, galgou todos os graus filosóficos existentes. Foi Presidente na gestão 1983-1985 e recebeu a Medalha de Honra ao Mérito “Gonçalves Ledo”, concedida pelo Grande Oriente de São Paulo, pelos relevantes serviços prestados à Ordem Maçônica.

Onório costumava dizer que se casou com o grande amor de sua vida, Maria Inês, no ano de 1968. Dessa união vieram os filhos Mario Antonio (in memoriam), Márcio e Caroline.

Onório Anhesim foi eleito no pleito de 2012 com 670 votos e exercia a vereança pelo PSDB, cujo mandato se encerraria em dezembro de 2016.

“Ficam as recordações de um homem que batalhou pelo povo e que deixou sua marca em muitas vidas. Sua ausência física será sentida pelos paraguaçuenses, mas, sua presença será eterna entre nós, pois está gravada em letras maiúsculas na história da nossa cidade, afinal como dizia seu slogan da campanha política, o Onório era 'O seu amigo de todas as horas'”, disse o vereador Reinaldo.

Reinaldo
Reinaldo relembra fatos da vida do vereador Onório