O Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate do câncer de mama e do câncer de colo do útero. É uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer feminino e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas. Iniciado na década de 90, nos Estados Unidos, vários Estados tinham ações isoladas de realizações de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro.

No ano de 2008, o Outubro Rosa chegou ao Brasil por iniciativa da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do País.

Em nossa cidade, a Prefeitura Municipal e o Departamento de Saúde marcam este mês com várias ações visando à conscientização e também realização de exames, para que o maior número de mulheres paraguaçuenses se conscientizem da importância de se cuidar e realizar o autoexame.

A Câmara de Vereadores apoia estas relevantes iniciativas, por meio da sua Procuradoria da Mulher, que é formada pelas 4 vereadoras desta Legislatura, sendo a vereadora Graciane de Madureira como Procuradora; Vilma Bertho como Vice; e Professora Delmira e Vanes Generoso como Adjuntas.

“Gostaríamos de dizer a todas as mulheres de nossa cidade que tenham a consciência da grande importância de fazer seus exames, de tê-los em dia, não só no mês de outubro, mas sempre que puderem ou precisarem. Aproveitamos também pra dizer que nós, da Procuradoria da Mulher, estamos à disposição para qualquer dúvida relacionada ao tema, ou qualquer orientação, podem nos procurar”, ressaltou a Procuradora, vereadora Graciane de Madureira.

Às mulheres que queiram entrar em contato com a Procuradoria Especial da Mulher, existem os seguintes meios de atendimento: Presencial: Rua Guerino Matheus, 205 – Jardim Paulista; Telefônico: (18) 3361-5300; ou pelo e-mail da Procuradora-Geral: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

3