Reunida para a 8ª Sessão Ordinária desta Legislatura, a Câmara de Vereadores aprovou moção do Presidente da Casa, vereador Júnior Baptista, que parabeniza os profissionais de enfermagem e aos técnicos e auxiliares de enfermagem do município, cujo Dia comemorativo é celebrado em 12 e 20 de Maio respectivamente, pelo incansável e árduo trabalho no enfrentamento à pandemia da Covid-19.
O Presidente Juscelino Kubitschek, por meio do Decreto 48.202, de 12/05/1960, instituiu a “Semana da Enfermagem”, a ser celebrada anualmente, de 12 a 20 de maio, datas nas quais ocorreram, respectivamente, em 1820 e 1880, o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Neri.
Florence Nightingale (1820-1910), nascida em 12 de maio, foi uma britânica pioneira no tratamento de feridos em batalhas e destacou-se pela sua atuação na Guerra da Crimeia e pela fundação da Escola de Enfermagem no Hospital St. Thomas, na cidade de Londres, em 1860. É tão importante para a história de sua profissão que, em toda formatura ou colação do curso de enfermagem, alunos do mundo inteiro repetem o juramento que foi por ela redigido.
Já Ana Neri (1814-1880), enfermeira brasileira ícone da profissão, a seu próprio pedido, foi incorporada ao décimo batalhão de voluntários em agosto de 1865, na qualidade de enfermeira, para servir na Guerra do Paraguai, com seus filhos. Prestou serviços ininterruptos nos hospitais militares de Salto, Corrientes, Humaitá e Assunção, bem como nos hospitais da frente de operações.
Em 2009, por intermédio da Lei 12.105, de 2 de dezembro de 2009, Anna Justina Ferreira Nery foi a primeira mulher a entrar para o Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília - Distrito Federal.
No Brasil, por meio do Decreto 2.956, de 10/08/1938, o então Presidente Getúlio Vargas já havia instituído o dia 12 de maio como o “Dia do Enfermeiro”. Em nível mais abrangente, o Dia Internacional da Enfermagem passou a ser mundialmente comemorado em 12 de maio a partir de 1965, tendo sido oficialmente instituído como tal somente em 1974 pelo Conselho Internacional de Enfermeiros.
Na história mais recente, o Conselho Federal de Enfermagem editou a Resolução 294/04, que institui o 20 de maio, data de morte de Ana Neri, como Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.
Os profissionais da Enfermagem, assim com os técnicos e auxiliares, no desempenho de sua função, aplicam o conhecimento técnico-científico, dispensam o cuidado, dedicação, responsabilidade, ética, carinho, amor e uma grande dose de humanidade e sensibilidade para que, à frente da impossibilidade de qualquer ação, possam ser a voz da ternura que ameniza as dores e a aflição.
Como grafado no juramento da profissão, cuidam e respeitam a vida humana desde a concepção até a morte. São verdadeiros heróis, que muitas vezes colocam em risco sua própria saúde para garantir que seus pacientes fiquem bem. E isso tornou-se muito claro nessa pandemia, pois o novo coronavírus exige uma dose extra de trabalho e dedicação desses profissionais de saúde.
Por detrás das máscaras e dos equipamentos de segurança, estão mães e pais de família, filhos e filhas, pessoas que possuem sentimentos, medos, inseguranças, cansaço, esgotamento físico e emocional. Não são apenas profissionais cumprindo o seu dever. É mais do que isso. São seres humanos que se comprometeram, acima de suas próprias necessidades pessoais, a cuidar da vida do próximo, a dar o melhor de si, independente de qual seja o campo de batalha.
Em 2020, achávamos que a pandemia fosse durar apenas alguns meses. Apesar de um período ameno, vimos intensificar em 2021 a disseminação do vírus, com novas variantes, aumentando sobremaneira o número de infectados e, por consequência, o volume de trabalho dos profissionais da enfermagem, que tiveram que se reinventar emocionalmente para continuarem a prestar um serviço de excelência.
“E isso fica claro quando visitamos o Hospital, os postos e as unidades de saúde de nossa cidade. São pessoas dignas do nosso mais profundo respeito pelo amor, empenho e dedicação com os quais exercem diariamente suas profissões. Assim, por meio desta Moção, vimos congratular e agradecer todos os profissionais de enfermagem e os técnicos e auxiliares, pelo árduo trabalho que continuam a dedicar à área da saúde do município, sobretudo às vítimas da Covid-19, aproveitando para parabenizá-los pelo Dia do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio, e pelo Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, comemorado em 20 de maio”, destacou Júnior Baptista.