Na Sessão Ordinária de segunda-feira (3), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Marcelo Gregório, que manifesta pesar pelo falecimento da Professora Andréa Xavier Mourão Mota, ocorrido em 3 de abril de 2021.
Andréa Xavier Mourão Mota nasceu em Paraguaçu Paulista, em 7 de maio de 1970, filha de Maria de Lourdes Xavier Mourão e Joaquim Pereira Mourão. Casada com o Sr. Marcos Almeida Mota, mãe de Stephane e avó de Laura.
Andréa trabalhou na Santa Casa de Paraguaçu até o momento em que começou a lecionar, em fevereiro de 2000. Foi professora de matemática, supervisora do Departamento Municipal de Educação e diretora de escola. Era professora efetiva na EMEF Professora Helena Wirgues Ramos.
Trabalhou na EMEF Vail Justiniano Toledo e, em 2010, assumiu a direção da EMEF Alexandrina Penna, permanecendo no cargo até 2020. Desenvolveu vários projetos envolvendo a escola e a sociedade, deu novos rumos para o “Peninha”, ajudou muitas famílias carentes, inclusive com alimentação, vestuários e exames médicos. Também auxiliou diretamente na construção de uma residência a uma família que na época necessitava de uma moradia. A notícia de seu falecimento deixou Paraguaçu em luto.
“Por sua história na prestação de serviços à população Paraguaçuense, por ter seu nome marcado na história de nosso município pelo seu trabalho, empenho e amor com todos que estiveram ao seu lado, é que prestamos essa homenagem. Sua dedicação, carinho e competência sempre serão um grande exemplo para todos que aqui permaneceram. Seu sorriso e animação tocando na fanfarra em meio aos alunos era de uma emoção indescritível, sendo essa a bela imagem que ficará guardada em nossas lembranças. Pessoa justa e honesta, deixou muitos amigos por onde passou. Nossos corações estão partidos, sentindo sua ausência, mas nos conforta sabermos do legado que deixou”, disse o vereador autor Marcelo Gregório.