Na Sessão Ordinária de segunda-feira (5), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Júnior Baptista, que manifesta congratulações à família da professora Maria Paula Gambier Costa, pelo centenário de sua chegada em Paraguaçu Paulista, ocorrida em 13 de maio de 1921.

Era manhã do dia 13 de maio de 1921 quando parava na plataforma da velha estação o trem vindo da capital. Entre dezenas de pessoas que desembarcaram em nossa estação estava uma jovem professora formada no colégio Santa Inês; ela chegava com a missão de alfabetizar as crianças do pequeno povoado de Paraguassu. Foi recepcionada na plataforma da estação pelo senhores Antenor Assunção (futuro prefeito do município), Manilio Gobbi, Joao José Galhardo e José Costa, que futuramente, viria a ser seu esposo.

Da estação, a jovem professora foi conduzida de charrete até a casa do farmacêutico Antenor Assunção (futuro presidente da Câmara Municipal) onde ficaria hospedada. O empresário da época Manilio Gobbi construiu com dinheiro do seu bolso a primeira escola feita de madeira na Rua 7 de Setembro, onde hoje está instalado o Magazine Luiza. Foi nesse barracão de madeira de chão batido que a jovem professora começou a lecionar para 34 crianças em idades diferentes.

José Costa não demorou para ceder aos encantos da jovem Maria Paula Gambier. Começaram a namorar e na chegada da primavera no ano de 1921, no dia 27 de setembro, eles se casaram. Desta união vieram três filhos Wilson (falecido ainda pequeno), José Oswaldo (Vadinho) e Maria Aparecida (Nenê).

As pessoas que conviveram com a professora Maria Paula Gambier Costa costumavam dizer que ela tinha um coração de ouro. Muitos são os relatos de que mandava mantimentos nas casas de alunos, com recursos próprios, pois ela sabia que passavam por dificuldades.

No ano de 1960 a Câmara Municipal de Paraguaçu Paulista outorgou a ela o título de Cidadã Benemérita de Paraguaçu Paulista. O prefeito Edson Distrutti atribuiu o nome dela a uma das ruas mais importante de nossa cidade, paralela a Avenida Siqueira Campos. A professora Maria Paula Gambier Costa veio a falecer no dia 3 de junho de 1975, aos 82 anos.

“Este ano, Paraguaçu completa 100 anos da chegada de sua primeira professora, abrindo passagem para muitas outras educadoras que fizeram história em nossa cidade, cabendo a nós, como representantes da população, manter viva a memória destas desbravadoras pioneiras, justificando a presente moção”, destacou o autor Júnior Baptista.

05.04.21 Junior