Na Sessão Ordinária de segunda-feira (1º), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador e Presidente da Câmara Júnior Baptista, que manifesta congratulações a equipe UP TRAILS ULTRAMARATONISTAS pela participação na 17ª BRAZIL ULTRAMARATHON, considerada uma das maratonas mais difíceis do Brasil.

A equipe UP TRAILS ULTRAMARATONISTAS foi criada em outubro de 2017, formada por atletas com idades de 36, 46 e 67 anos, provando que idade não é um limitador para essas provas, buscando sempre superar seus limites físicos com segurança, sendo portanto, recordes pessoais para todos os integrantes.

Desta forma, uma das finalidades da equipe é a participação em provas de ultra resistência e longa duração, com distâncias acima de 42 quilômetros ou que o tempo de prova seja superior a 6 horas (podendo chegar a 140 km ou até 60 h), dependendo do evento.

A equipe já participou, desde sua criação, em provas de distâncias: 75, 100, 135 e até 1.035 quilômetros. O último desafio foi a participação da equipe na 17ª BRAZIL ULTRAMARATHON, ocorrida no mês de janeiro, na divisa dos estados de São Paulo e Mina Gerais, mais precisamente na Serra da Mantiqueira.

Considerada uma das ultras mais difícil do Brasil devido ao seu ganho de altimetria de mais de 5.000 metros, a prova recebe atletas do mundo inteiro, onde para alguns o objetivo é superar as serras, o sono, o frio e a chuva, além do cansaço físico e mental.

No ano de 2021 a prova contou com 329 ultramaratonistas que tiveram 120 horas para concluir o desafio. A prova teve largada na quinta-feira, dia 14 de janeiro, e término na terça-feira dia 19. Paraguagu Paulista foi representada pelos atletas Rafael Fidalgo, Danyla Tranquilino e Elizeu Ribeiro, e contou com apoio de Lucilene Teodoro e Gilza Tranquilino.

A equipe largou dia 14 às 11 h para percorrer a distância de 63 quilômetros já no primeiro dia e enfrentaram um calor de 29°, e a subida da "Serra do Deus me livre", com 1.600 metros em relação ao nível do mar. Com apenas 4 horas de sono iniciaram o dia 2 uma jornada de 42 quilômetros até a cidade de Ouro Fino, como muita chuva logo pela manhã e novamente os atletas se deparam com mais uma serra, a "Serra dos Limas" e, com o cessar da chuva, veio um calor de mais de 30°.

Mesmo com tantas dificuldades os nossos atletas conseguiram se superar. Ao cair da tarde conheceram o Morro do Sabão, onde para subir foi quase uma escalada, mais uma vez superada. Se não bastassem todo as dificuldades já citadas, às 18 horas, faltando aproximadamente 11 quilômetros para encerrar o dia 2, uma tempestade se forma, trazendo chuva, frio e escuridão, mas mesmo com estas adversidades, nossos atletas finalizaram o segundo dia por volta da meia-noite, podendo assim descansar para a jornada final do terceiro e último dia, onde seriam percorridos mais 30 quilômetros.

 “As dores, as bolhas nos pés eram reais, mas a vontade de vencer superava tudo, pois muita gente torcia por eles e, de igual maneira, eles estavam representando nossa cidade e sabiam que inspiravam pessoas, seja em iniciar nas corridas ou a conquistar sonhos, finalizando assim 135 quilômetros em uma das provas mais difíceis do Brasil. Assim, como forma de demonstrar nosso orgulho, incentivar a prática de esporte e reconhecer as conquistas dos atletas e o seu empenho, é que apresentamos essa moção”, disse o autor Júnior Baptista.

01.02.21 Vereadores Equipe Ultra