Na Sessão Ordinária de segunda-feira (16), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Junior Baptista, que manifesta congratulações à Paróquia Nossa Senhora da Paz, pela comemoração do aniversário de 92 anos de fundação em nosso município.
Estamos no ano de 1885. Esta região pouco conhecida no interior de São Paulo só havia matas e índios, foi escolhida para ser desbravada por uma família mineira de Alfenas cujo chefe se chamava João Batista Vieira. O grupo de pessoas era formado pela família e alguns escravos, que trouxeram como instrumento de trabalho 36 carros de bois. O povoado começou a crescer com a vinda de seu irmão Domingos Paulino Vieira e de outras famílias.
Família muito religiosa e devota de Nossa Senhora, trouxe consigo a Imagem de Nossa Senhora da Paz, pois acalentava o sonho de construir uma Igreja para colocá-la. Para que seu desejo se concretizasse pediu ao seu irmão Domingos Paulino Vieira um terreno para a construção da Igreja. Seu pedido foi atendido com a doação de um quarteirão no centro do povoado que recebeu o nome de Praça 9 de Julho.
No ano de 1925 foi erguido um cruzeiro e iniciaram a construção de uma pequena Igreja de madeira levando a Imagem de Nossa Senhora da Paz, como padroeira do povoado; a escritura foi lavrada em 28 de dezembro de 1925 e o sonho realizado.
A Igreja pertencente ao povoado de Paraguaçu foi anexada a extinta paróquia de Conceição do Monte Alegre que foi criada por um Decreto Episcopal de Botucatu, a 15 de setembro de 1927, ficando sob orientação daquela paróquia até 1930, quando a Igreja de Paraguaçu foi elevada à categoria de Paróquia. Em 19 de fevereiro de 1930 tomou posse o primeiro Pároco, mesmo que provisório, padre Francisco Van Der Mass.
Com o desenvolvimento do povoado, transformando-se em cidade, nasceu da população a vontade de construir uma Igreja de alvenaria. Em 1932 teve início a construção da nova Igreja, sendo terminada com muito bom gosto pelos Freis Agostinianos Recoletos que chegaram aqui em 12 de setembro de 1945, na primeira vez que tomaram conta desta paróquia. Terminada a construção a imagem restaurada foi colocada na nova Igreja onde permanece até hoje.
Até o ano de 1994 a paróquia foi administrada pastoralmente por diversos sacerdotes diocesanos e membros das Congregações dos Agostinianos Recoletos, Padres Estigmatinos, Missionários dos Santos Apóstolos, até que precisamente no ano de 1994 novamente retoma a Ordem dos Agostinianos Recoletos, formando a comunidade paroquial que ficaria por um período de 3 anos, de 1994 a 1996, posteriormente renovado.
Precisamente no dia 27 de janeiro de 1994 chegaram em nossa cidade os Frades Agostinianos Recoletos para tomar posse da paróquia a 23 de fevereiro de 1994 e permanecem até hoje.
A Paróquia Nossa Senhora da Paz compreende:
- os municípios de Paraguaçu Paulista e Borá;
- as Comunidades Rurais: Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Conceição do Monte Alegre, São Sebastião na Roseta, Nossa Senhora da Glória na Cabiúna, Sagrado Coração de Jesus em Taquara, Santos Anjos no Saltinho, São José no Brumado, Santo Antônio em Sapezal, Nossa Senhora Rosa Mística em Parici, São Benedito no Campinho
- e na zona urbana, as Comunidades: Santo Antônio, São Pedro, Nossa Senhora Aparecida, São Judas Tadeu, São José, São Paulo, Santa Rita de Cássia e a Matriz Nossa Senhora da Paz, em Paraguaçu Paulista; no Borá, a Capela Santo Antônio.
“Por todo o exposto, como reconhecimento pela importante contribuição e por figurar como parte da história deste município, é que apresentamos esta moção”, disse o vereador autor Junior Baptista.