Na Sessão Ordinária de segunda-feira (5), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Ian Salomão, que parabeniza a Igreja Presbiteriana Independente (IPI) pelos 64 anos de existência no município.
O início da história da Igreja Presbiteriana Independente em Paraguaçu Paulista remete ao período da década de 1930, quando os primeiros presbiterianos independentes aqui chegaram. Eram eles: Estácio Paranhos, João Evangelista de Carvalho, Amantino Correa de Moraes, José Machado, Maria Rita da Silva, Norberto Augusto de Oliveira, Pedro Andrade e Salatiel Silveira do Amaral, com suas respectivas famílias. Nesta época eram assistidos pelo Reverendo Azor Etz Rodrigues, pastor da IPI de Assis.
No ano de 1953 os presbiterianos independentes adquiriram um terreno na rua Santos Dumont, onde, no dia 8 de novembro daquele mesmo ano, lançaram a pedra fundamental para a construção de seu templo. No dia 6 de julho de 1954, deu-se a inauguração do templo da IPI de Paraguaçu (até então, congregação da IPI de Assis).No dia 14 de agosto de 1955, sob a direção da Comissão Organizadora do então Presbitério da Sorocabana, ocorreu a organização da Igreja Presbiteriana Independente de Paraguaçu Paulista, tornando-se esta a data de seu aniversário.
A Igreja cresceu de tal forma, que o templo já não comportava mais o número de membros atuantes. Então, no mês de agosto do ano de 2001, foi demolido o primeiro templo e, em seu lugar, foi edificado o atual, inaugurado em 27 de julho do ano de 2003. O novo templo tornou-se um espaço amplo e muito aconchegante, revestido propositadamente com importantes símbolos litúrgicos da Fé Cristã Protestante e Reformada.
Por isso, a IPI de Paraguaçu Paulista é uma igreja dedicada à preservação dos valores doutrinários da Fé Cristã Reformada, fundamentados nas Sagradas Escrituras. Ela possui Escola Dominical bastante concorrida, com salas de estudos bíblicos para crianças, adolescentes, jovens, adultos e, mais recentemente, formou-se uma classe específica para jovens casados, tendo muito boa frequência. Também há encontros aos sábados à noite, destinados aos adolescentes e jovens.
A igreja também procura ter o seu olhar voltado para a sociedade, através do seu Ministério de Ação Social e Diaconia (MASD), que atende as demandas de necessidades sociais (alimentos, roupas, remédio, etc) de pessoas necessitadas, dentro e fora da comunidade.
A igreja possui, ainda, um coral e um grupo de cânticos coordenados pela maestrina Marieny Barbosa L. F. Estevão e pelo Revº Hélio Osmar Fernandes, respectivamente, que auxiliam na dinâmica litúrgica dos cultos dominicais.
Nesses 64 anos de organização, vários pastores exerceram aqui seu ministério pastoral e, desde janeiro de 2001, a IPI de Paraguaçu Paulista é pastoreada pelo Reverendo Hélio Osmar Fernandes (presidente), com o auxílio dos atuais membros do Conselho Administrativo: Presbítera Márcia Pacheco Pernica Carricondo (vice-presidente), Presbítero Roberto da Freiria Estevão (secretário) e Presbítera Célia Maria Pacheco Pernica. Atualmente a igreja é uma referência como espaço de evangelismo, integração espiritual e familiar.