Na Sessão Ordinária de segunda-feira (1º), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador e Presidente da Casa Serginho, que parabeniza a Polícia Militar do Estado de São Paulo pela realização anual do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD) em nosso município.

O Proerd é um programa de caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar através de um tripé de esforços cooperativos que engloba as instituições escola, família e a própria Polícia Militar. Os objetivos principais do PROERD são noções de cidadania, prevenir o uso de drogas entre escolares e auxiliá-los a desenvolverem técnicas eficazes de resistência à violência, casos de vandalismo e formação de gangues.

Hoje, sabe-se que a idade que mais se dá o primeiro contato com as drogas é aos 12 anos, justamente no início da adolescência. Por isso o PROERD atua, principalmente, nas quintas séries do primeiro grau e objetiva preparar as crianças a evitarem tais problemas. O PROERD atinge tais objetivos treinando cuidadosamente seus policiais para ensinarem, proporcionando um currículo estruturado e sequencial nas escolas, currículo este criado e aplicado por psicólogos, pedagogos e policiais.

“Em nosso município podemos contar com os instrutores do PROERD, Cabo Luciano e Cabo Cortez, que durante três meses transmitem conhecimentos e orientações aos estudantes. O contato semanal que ocorre nas 10 aulas ministradas pelos instrutores que, em Paraguaçu Paulista concedem o diploma de formação do PROERD anualmente para aproximadamente 600 alunos, cria um vínculo impactante entre os policiais e os estudantes”, disse Serginho.

Em Paraguaçu Paulista o Proerd existe há 17 anos, atendendo todos os anos vinte e uma escolas, em nossa cidade e também em Maracaí, Pedrinhas Paulista e Cruzália, bem como seus respectivos distritos; já formou aproximadamente 12 mil alunos.

01.06.19 Serginho