Foi realizada na Câmara Municipal na noite de quinta-feira, 27 de junho, a palestra “Combate às Drogas”, proferida pelo Dr. João Rosa da Silva Filho, Delegado de Polícia e Coordenador da CPJ – Central de Polícia Judiciária da cidade de Assis. A ideia surgiu por meio de um projeto do Presidente da Câmara Serginho, para destacar o Dia Internacional de Combate às Drogas, comemorado em 26 de junho.
A Mesa Principal da solenidade foi composta pelo palestrante Dr. João; pelo Presidente da Câmara Serginho; pelo Vice-Prefeito Clemente Júnior – representando a Prefeita Almira Garms; pelo Sargento Cláudio Pedro de Oliveira – representando o Capitão Ronny da Polícia Militar; pelo Subtenente Jules do Tiro de Guerra; e pelo Policial Civil Marcelo Rosa, representando o Dr. Lincoln Amorim, Delegado de Polícia Titular do Município.
Fizeram uso da palavra o Presidente da Casa Serginho e o Vice-Prefeito Clemente Júnior, que agradeceram a presença do público, das autoridades e, principalmente, do palestrante e falaram um pouco sobre o tema da noite. “Infelizmente, temos muitos problemas com drogas em nosso município. E esperamos, com essa palestra de hoje, contribuir de alguma maneira para a conscientização dos que estão aqui e daqueles que com vocês convivem”, disse Serginho.
Em sua palestra, Dr. João Rosa falou sobre os vários motivos que levam as pessoas a usar drogas, sobretudo os jovens, que muitas vezes começam a fazer uso para ser aceitos em determinados grupos. Como consequência, vem o vício e a dependência química. “A partir do momento que a pessoa começa fazer uso ela entra num processo que chamamos de escalada e vai tornando-se cada dia mais dependente daquela substância”, explicou o palestrante.
Dr. João Rosa também falou sobre as drogas lícitas como cigarro e álcool e o quanto são perigosos e podem ser uma porta de entrada para as ilícitas. “Temos visto muitos jovens que começam a usar cigarro ou maconha com a desculpa de que é somente aos finais de semana, e vai aumentando, até chegar num processo de necessitar usar todos os dias, pois o organismo entra num processo de vício”, disse Dr. João.
De modo abrangente, Dr. João Rosa falou sobre vários tipos de drogas e seus malefícios e contou algumas histórias da vivência que teve com as drogas sendo delegado de polícia. Também destacou o quanto é importante que hajam políticas públicas voltadas à prevenção e conscientização das drogas. Ao final, o palestrante abriu para perguntas ao público, o que gerou um produtivo debate entre os presentes.