Na Sessão Ordinária de segunda-feira, 6 de maio, a convite do Presidente Serginho, participou da Tribuna Livre o Dr. José Édson Ribeiro, presidente, pela quarta vez, do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de nossa cidade.

Em sua participação na Tribuna, Dr. Édson falou sobre a Atuação do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) em nossa cidade e sobre a segurança pública.

Os CONSEGs são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual, Polícia Militar e Polícia Civil nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança.

A Secretaria de Segurança Pública tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e do Delegado de Polícia Titular do correspondente Distrito Policial.

Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas do Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEGs representam, hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem-sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.

Quanto a segurança pública, o Presidente do CONSEG de Paraguaçu Paulista explicou que é tudo aquilo que tem como objetivo ou finalidade dar “segurança ao cidadão”. É problema da União, dos Estados, dos Municípios, da Sociedade e das pessoas, não se limitando a um problema de polícia.

Dr. José Édson é advogado militante em nossa Comarca desde o ano 2000, possui formação em Direito pela Fundação Eurípides Soares da Rocha (UNIVEM) – Marília. Também é bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Marília (UNIMAR). Ainda, Possui formação em Técnico em Contabilidade e professor para ensino fundamental I e por 24 anos (1975 a 1999) foi funcionário da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, a antiga CEAGESP. Por fim, no período de 2001 a 2004 prestou relevantes serviços ao município, atuando como Chefe da Divisão Municipal de Trânsito.