Na Sessão Ordinária de segunda-feira, 15 de abril, a convite do Presidente Serginho, participou da Tribuna Livre o Frei Vanderlei Altoé Fazolo, que abordou o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, alusivo à Campanha da Fraternidade deste ano.
Nesta Campanha, desenvolvida mais intensamente no período da Quaresma, a Igreja Católica busca chamar a atenção dos cristãos para o tema das políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis.
A Igreja pretende estimular a participação dos cristãos em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade.
A Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização que pretende ajudar os cristãos e pessoas de boa vontade a vivenciarem a fraternidade em compromissos concretos, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de temas específicos.
Frei Vanderlei é Sacerdote religioso da Ordem dos Agostinianos Recoletos-OAR há 17 anos. Nesses anos esteve presente na Espanha, Argentina e Venezuela, país esse que viveu por quase 13 anos.
Formação acadêmica:
1. Técnico em administração;
2. Escritor, músico e compositor;
3. Diplomado em Destrezas Básicas de Coaching;
4. Licenciado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica de Argentina – Buenos Aires – Argentina;
5. Mestrado em Filosofía pela Universidade de Zulia – Maracaibo – Venezuela;
6. Estudos de doutorado em Teologia na Xaveriana de Bogotá- Colômbia;
7. Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Rafael Belloso Chacín – Maracaibo – Venezuela;
8. Pós-doutorado em Gerência da Educação Superior pela Universidade Rafael Belloso Chacín – Maracaibo – Venezuela.