Na manhã do último domingo (24) a ACEPP – Associação Cultural e Esportiva de Paraguaçu Paulista realizou o tradicional torneio “25ª Taça Paraguaçu Paulista de Gateball”. O torneio contou com a participação das cidades de Ourinhos, Assis, Rancharia, Martinópolis, Presidente Prudente, Álvares Machado, Pirapozinho, Presidente Venceslau, Tupã e Ibiporã.
A modalidade é organizada pela Liga da Alta Sorocabana e visa preservar a cultura da colônia japonesa neste jogo, que é em sua maioria disputado por pessoas da melhor idade, mas que precisa e deve ser difundido entre os jovens, para que a modalidade perdure por vários anos, como bem disse o Dr. Massayuki Hojo em suas palavras durante a abertura.
A ACEPP foi fundada em nosso município no ano de 1933, e conta com mais de 100 famílias associadas, participando e fortalecendo a entidade, que possui 7 departamentos, dentre os quais o Departamento de Gateball.
O Presidente da Câmara, vereador Serginho, esteve presente para prestigiar a abertura do evento, acompanhado de Marcelo Lourenço, Chefe de Gabinete. Também presentes representando o Executivo, o Vice-Prefeito Clemente Júnior e a Diretora do Departamento de Educação e Esportes, Elzinha Pacheco.
Sobre o Gateball
O Gateball é um esporte simples, que utiliza o taco e a bola e é praticado tanto em quadras de terra batida, como no gramado. Criado por um padeiro na província japonesa de Hokkaido, a região mais fria do país, atualmente 20 milhões de pessoas praticam gateball no mundo, sendo que a metade está na China, seguida pelo Japão, com 5 milhões e Taiwan com 1,8 milhão. No Brasil, estima-se que existam 10 mil praticantes. Vários campeonatos são realizados todos os finais de semana, movimentando um grande número de atletas.
As regras parecem simples, mas por ser um jogo de equipe, são bastante rigorosas. Em princípio, basta acertar a bola com um taco e passá-la por três traves, cada uma com 22 centímetros de largura. Cada jogador ganha um ponto pela passagem da bola na trave e dois quando acerta no pino central.
Por ser um jogo leve, com um desgaste físico moderado, o Gateball é indicado para pessoas de qualquer idade e sexo.