Na Sessão Ordinária de quinta-feira, 7 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o presidente da Câmara convidou a vereadora da Legislatura passada, Vilma Bertho, para explanar sobre esta importante data.

Em seu discurso, Vilma enalteceu o papel da mulher na sociedade e o quanto tem crescido sua participação na política. “Atualmente, na Câmara dos deputados contamos com a representatividade de 15%, enquanto no Senado somos 16%. Em nossa cidade o Legislativo, a partir de 1977, foi representado por duas mulheres, a Sra. Zulmira Gobi Barreto e a Sra Doralice Diva Benicio, e a partir delas a participação feminina foi mais frequente. Destacamos também, no Executivo, a eleição da 1ª Prefeita de Paraguaçu Paulista, atitude que se torna exemplo para outras mulheres para se encorajarem a governar”, disse.

Vilma também destacou a mulher frente ao Judiciário. “Nesse setor, as mulheres representam hoje 37,3% de magistradas e 48,2% de advogadas e, para maior valorização dessa importante categoria, a OAB criou a Comissão da Mulher Advogada. Uma grande conquista jurídica foi a criação da Lei Maria da Penha para preservar a integridade de muitas que estavam sob o jugo do machismo”, destacou Vilma.

Ao final da sua participação na Tribuna, Vilma Bertho falou sobre a data comemorada: “A data de hoje torna-se especial para homenagear essas mulheres, seres que, com perseverança, vem alçando a cada dia maior destaque em nossa sociedade, quer seja assumindo altos cargos ou funções que antes eram restritas aos homens, como também na maternidade responsável. Sabemos que ainda temos muito a batalhar e que nossa luta está longe do fim, mas ser mulher é acreditar sempre, é seguir em frente quando todos param, é acariciar e dar o colo, é dividir-se em muitas sem deixar de ser uma, a mais importante”, finalizou.

Vilma Bertho foi vereadora na Legislatura passada, entre os anos de 2013 e 2016, tendo bastante destaque em seu mandato, sendo uma das vereadoras mais atuantes no período.

07.03.19 Vilma Bertho

07.03.19 Mulheres da Camara e vereadores