Na última sexta-feira (22), esteve no Gabinete do Presidente Serginho o senhor Rodrigo Machado Botelho, gestor de clientes do Grupo Energisa, o qual apresentou resposta do requerimento aprovado pelo Plenário, de autoria do vereador Josimar Rodrigues, que questionava acerca dos aumentos dos valores das contas dos últimos meses.
Também foi colocado por Rodrigo que a empresa substituiu gratuitamente, em 2018, 125 lâmpadas de vapor de sódio das Avenidas Paraguaçu e Siqueira Campos, por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e têm uma luminosidade melhor. Para este ano, há um projeto para a substituição de mais 112 lâmpadas.
Com relação ao aumento das contas de energia nos últimos meses, Rodrigo ressaltou que em julho as contas foram reajustadas em 15,55%, reajuste esse feito pelo operador do sistema, no caso a ANEEL, órgão da União; dos 15,55%, apenas 0,24% é referente a distribuição, que compete a Energisa; os demais são para impostos, linha de transmissão e geração de energia.
Ressaltou também que nos meses de junho, julho, agosto, setembro e outubro, o operador do sistema instituiu a bandeira vermelha, que significa que a cada 100kw/h, o consumidor paga R$ 5,00; já no mês de novembro, foi utilizada a bandeira amarela, a qual tem um acréscimo de R 1,00 na conta do consumidor a cada 100kw/h. Nos meses de dezembro de 2018, janeiro e fevereiro de 2019, está sendo usada a bandeira verde, que não tem nenhum acréscimo nas contas dos consumidores.
Rodrigo também ressaltou a importância de se economizar energia no verão, pois no calor usamos mais os aparelhos de ar condicionado, ventiladores, geladeiras e outros. Ele também alertou com relação a cuidados que devemos tomar para economizar energia: utilizar lâmpadas de LED, quando utilizar o aparelho de ar condicionado manter portas e janelas fechadas, dimensionar a quantidade de BTU’s do equipamento corretamente, regular a temperatura interna da geladeira de acordo com o manual de instruções, descongelar a geladeira e verificar as borrachas de vedação, e nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira.
“Agradecemos a preocupação e a cortesia da visita da Energisa, vindo até a Câmara para prestar esclarecimentos aos vereadores e nos possibilitar e habilitar a dar informações com mais precisão a nossa população”, disse o Presidente da Câmara Serginho.