Foi confirmado pelo Departamento Municipal de Saúde o registro do primeiro caso de dengue em nossa cidade neste ano de 2019. O caso foi registrado na região central de Paraguaçu. Segundo informações da Diretora da Saúde, Cristiane Bonfim, as equipes de controle já estavam trabalhando intensivamente no município, pois já existia a preocupação em relação a doença, devido a algumas cidades da região, como Bauru, apresentarem epidemia de dengue.
O Presidente da Câmara, vereador Serginho, disse que a Câmara está preocupada com os casos de dengue na região e, consequentemente, com o possível crescimento do número de casos em nossa cidade. Diante disso coloca a Câmara à disposição para ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. “É muito importante que todos nós façamos a nossa parte. São vários os fatores que podem contribuir para uma epidemia, como por exemplo, água parada em qualquer recipiente, calhas entupidas, pneus velhos depositados em locais abertos, vasos com plantas que acumulam água, mesmo que dentro do imóvel, ralos sem proteção, além de lixos acumulados em qualquer lugar. Diante disso precisamos que a população adote práticas preventivas no seu cotidiano para evitar os criadouros do mosquito. Precisamos da participação efetiva de toda comunidade e de todos os poderes da República, dentre eles o Legislativo, em nossa cidade representado pela Câmara de Vereadores. Vamos pedir a todos os vereadores que conversem com seus eleitores sobre os perigos de uma infestação de mosquitos, para que juntos possamos desenvolver ações efetivas, para que consigamos evitar uma epidemia de dengue em nosso município”, disse Serginho.
A indicação de Departamento de Saúde é para que as pessoas vistoriem diariamente seus quintais, buscando e eliminando pontos que possam conter criadouros do mosquito transmissor. É preciso redobrar a atenção e evitar deixar água parada no quintal, em baldes ou em vasos. A caixa d'água e os reservatórios também devem ficar tampados.
Ao apresentar qualquer sintoma relacionado às doenças transmitidas pelo mosquito da dengue, a orientação do Departamento de Saúde é que as pessoas procurem o Pronto Socorro imediatamente.