Foi realizada na última quinta-feira (27) a palestra "A Importância Da Rede Intersetorial Como Estratégia em Prevenção ao Suicídio”, proferida pela professora mestre Mariana Carolina Vastag Ribeiro de Oliveira. O evento marcou o encerramento das atividades alusivas ao Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio, instituído por meio do Decreto Legislativo nº 77, com projeto de autoria da vereadora Neide Teodoro.
A Mesa Principal da solenidade esteve composta pelas seguintes autoridades: vereadora Neide Teodoro; Sargento Jules do TG 02-049; Cristiane Bonfim, diretora do departamento de saúde; Íris Vieira, psicólogo; e a palestrante da noite, professora Mariana. Na ocasião, Neide Teodoro usou da palavra e agradeceu todos os envolvidos na campanha Setembro Amarelo, que foi realizada com grande êxito neste mês.
Mariana é enfermeira graduada pela Universidade de Marília; pós-graduada em Psiquiatria e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Marília; e pós-graduada em Formação Didático Pedagógica em Enfermagem pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação Faculdades Iguaçu. Possui experiência em Enfermagem Psiquiátrica, atuando principalmente nos Transtornos Psiquiátricos de Causa Orgânica, Terceira Idade, Pesquisa e Educação Profissional.
Em sua palestra, Mariana trouxe dados importantes e destacou como é possível identificar e ajudar uma pessoa que tenha pensamentos suicidas. No Brasil, em média 11 mil pessoas tiram a vida por ano; o suicídio é a quarta maior causa de morte entre 15 e 29 anos de idade. Mais de 65% dos óbitos nessa faixa etária são por causas externas – violências e acidentes. A maioria das tentativas de suicídio ocorre entre mulheres – elas representam 69%, porém, homens morrem mais por suicídio – 79%.
Mariana explicou que podemos identificar e ajudar a tempo pessoas da nossa convivência que apresentem sinais de que podem cometer suicídio. As maiores causas do suicídio estão ligadas a transtornos do humor; transtorno por uso de substância psicoativa; transtorno de personalidade; e esquizofrenia. Comprar uma arma, preparar um testamento, falar em despedidas e divisão de bens são fatos importantes e merecem atenção.
Para ajudar essas pessoas, em nosso município temos o CAPS pelo telefone 3361-5144, a Santa Casa pelo 3361-1133 ou ainda é possível enviar um e-mail – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – para que receba as devidas orientações de como proceder e ajudar alguém que apresente sinais ligados a um possível suicídio.