A Câmara de Vereadores, em alusão ao Decreto Legislativo nº 77, com projeto de autoria da vereadora Neide Teodoro, tem promovido uma série de palestras voltadas à prevenção e conscientização do suicídio. As palestras tiveram início na última segunda-feira (10) e serão realizadas durante todo o mês, em parceria com os departamentos de Educação; Assistência Social; e Saúde.

A campanha tem como objetivo alertar a população acerca da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, e suas formas de prevenção. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa de suicídio cresceu cerca de 60% nas últimas cinco décadas. Todos os anos morrem mais de um milhão de pessoas por suicídio no mundo, o que corresponde a uma taxa de mortalidade de 16 por 100 mil habitantes, índice equivalente a uma morte a cada 40 segundos e ocorrem entre 10 a 20 milhões de tentativas de suicídio por ano. A cada pessoa que morre, outras vinte tentam o mesmo caminho.

“A Organização Mundial de Saúde estima que o suicídio é a 13ª causa de morte no mundo, sendo uma das principais entre adolescentes e adultos até os 35 anos. A taxa de suicídio é maior nos homens do que nas mulheres. A prevenção é uma das medidas capazes de prevenir e de ser tratada de forma adequada, pois o suicídio é um grave problema de saúde pública, o tema é ainda um tabu e, por isso, não era discutido abertamente”, disse a vereadora Neide.

As palestras realizadas diariamente têm sido voltadas aos jovens da rede pública de ensino. No dia 27, para encerrar o ciclo, será realizada uma palestra no período noturno, voltada ao público em geral, com informações a serem divulgadas posteriormente.

Psicologo Iris fala sobre suicídio

Jovens atentos a palestra

Ian Salomao da boas vindas aos jovens

Ciclo de palestras acontece na Camara

Alunos da rede de ensino tem prestigiado as palestras