O QUE É a Procuradoria Especial da Mulher?

A Procuradoria Especial da Mulher foi instituída na Câmara Municipal de Paraguaçu Paulista em 9 de setembro de 2021, por meio da Resolução nº 114.

Tem por competência zelar pela participação mais efetiva das Vereadoras nos órgãos e atividades da Câmara Municipal e receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes municipais denúncias de violências e discriminação contra a mulher.

Também, fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal que visem à promoção da igualdade de gênero, assim como a implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias no âmbito municipal, além de cooperar com outros órgãos públicos e privados em ações voltadas à implementação de políticas para as mulheres.

Por fim, compete à Procuradoria fomentar pesquisas, seminários, palestras e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher, bem como sua representação deficitária na política, buscando a conscientização de todos e, inclusive, quando se fizer necessário, fornecendo subsídios aos trabalhos das Comissões temáticas da Câmara Municipal.

A Procuradoria é composta pelas Vereadoras da Casa e organizada nas funções de Procuradora Geral, Vice-Procuradora e Procuradoras Adjuntas. As Vereadoras que ocupam os cargos de Procuradora Geral e Vice-Procuradora são nomeadas pela Mesa Diretora para um mandato de dois anos.


 

Conheça as NORMAS relativas à Procuradoria:


- Resolução nº 114/2021, alterada pela Resolução nº 123/2023

- Ato da Mesa nº 280/2023      clique

 

 

 CARTILHA  de orientações para enfrentamento da violência contra a mulher:

Elaborada pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), a cartilha digital conta com linguagem simples, que fala de vários assuntos: os tipos de violência, as leis de proteção, os fatores de risco e de proteção, a rede de atendimento, entre outras questões.

 cartilha      clique    Clique e conheça

 

 

CONTATO

Aos interessados em entrar em contato com a Procuradoria Especial da Mulher, existem os seguintes meios de atendimento:

- Presencial: Rua Guerino Matheus, 205 – Jardim Paulista

- Telefônico: (18) 3361-5300

- E-mail da Procuradora Geral: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

TELEFONES úteis:

- Polícia Militar
Telefone: 190

- Corpo de Bombeiros
Telefone: 193

- Polícia Civil
Telefone: (18) 3361-1110

- Delegacia da Mulher
Telefone: (18) 3361-7254

- Guarda Civil Municipal
Fone: (18) 3362-9693

- CREAS
Telefone: (18) 3361-9679

 

 

 

COMPOSIÇÃO

 composição2023

 

composição2021

 

 

ATIVIDADES desenvolvidas pela Procuradoria:

 

- Comemoração do Dia das Mães 2023 [clique aqui]   

- Apoio à Campanha Agosto Lilás 2023 [clique aqui]                       clique

- Ações Campanha Agosto Lilás 2023 [clique aqui]

- Palestra de encerramento Campanha Agosto Lilás 2023 [clique aqui]