Em 13 de março de 1925, após a criação do município e a escolha dos representantes do Poder Executivo e Legislativo em 12 de março, marco histórico, a primeira Câmara Municipal de Paraguaçu Paulista foi composta pelos cidadãos: Rodolfo Ferreira de Souza, Antenor Teixeira de Assumpção, Mário Lourenço Agostinho, e Manoel Antonio de Souza.

primeira camara

A princípio, nesta época, a Câmara foi instalada numa casa residencial, de madeira, modesta, alugada, e destinada para esse fim, localizada na esquina da Avenida Paraguaçu com a Rua Santos Dumont, onde atualmente é a residência do Sr. Carlos da Cruz Cambraia.

Logo mais tarde, nos idos de 1960, foi construído pela Prefeitura um prédio próprio, de alvenaria, intitulado Paço Municipal, na conhecida Praça Isidoro Batista, localizada na Rua Irmã Gomes, ao lado da agência da Nossa Caixa/Nosso Banco. Na parte térrea do prédio funcionava a Prefeitura Municipal, e subindo os degraus da escadaria de madeira, na parte superior, funcionava a Câmara Municipal. Era um local amplo, de janelas com vistas ao jardim da Praça Nove de Julho e o ambiente contava com sala da Presidência, sala da Secretaria e sala especial para funcionamento das Sessões Plenárias.

A partir de 1977, a Câmara Municipal mudou-se para o prédio ao lado, de propriedade do Estado conhecido como a antiga cadeia, dado a necessidade de disponibilizar mais espaço para o funcionamento dos Departamentos da Prefeitura Municipal. Nesse prédio, existente até hoje e localizado na esquina da Rua Irmã Gomes com a Rua Santos Dumont, a Câmara ocupava somente a parte superior com acesso pela escadaria. As salas eram ainda mais amplas e o Plenário grande, contava com móveis em madeira trabalhada, que formava um conjunto perfeito com o assoalho, também todo em madeira, que completava a estética do salão.

No ano de 1981, com a necessidade da instalação do INPS (Instituto Nacional de Previdência Social) em nosso Município, a Câmara Municipal cedeu seu espaço, transferindo-se provisoriamente para outro prédio do Município, localizado na Avenida Siqueira Campos, nº 599.

Posteriormente, no segundo semestre de 1982, com o término da construção do novo prédio municipal localizado na Avenida Siqueira Campos, altura do nº 1.430, destinado a ser o novo Paço Municipal, a Câmara Municipal mudou-se mais uma vez, instalando-se em parte do pavimento superior do prédio, onde funciona, desde então, a Prefeitura e a Câmara Municipal, embora não nos esqueçamos de que são poderes constituídos, independentes, mas harmônicos entre si.

Inicialmente o local não oferecia condições adequadas, pois era só um imenso salão, sem nenhuma divisória, sem forro, onde a mobília fazia a separação dos ambientes. Aos poucos, com o passar desses anos todos, os presidentes anteriores deram sua parcela de contribuição, pois cada um, à sua maneira e dentro das possibilidades da época, realizou inúmeras melhorias nas dependências da Câmara, como divisórias para formação da parte administrativa e do Plenário, forro, pintura, reforma dos banheiros, colocação de piso, além da informatização dos serviços legislativos.

Graças a todo esse processo de mudanças contínuas, conseguimos chegar a um estágio de funcionamento satisfatório para uma Câmara Municipal, a exemplo de outras Câmaras Municipais de cidades vizinhas. Mesmo assim, o espaço físico disponível está acanhado para o desenvolvimento de inúmeros projetos envolvendo a comunidade e o trabalho dos nossos vereadores.

Por isso mesmo, no ano de 2005, a então presidente Almira Ribas Garms teve a iniciativa de dar início à construção da sede própria do Poder Legislativo Municipal, que foi inaugurada em 17 de julho de 2009, por coincidência tendo novamente a vereadora Almira como presidente do Legislativo.