A Câmara de Vereadores, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, promoveu na tarde de quarta-feira (30) uma palestra com a Dra. Viviane Minardi, encerrando assim a programação do Agosto Lilás, o Mês de Combate à Violência contra a Mulher.

A Dra. Viviane Minardi é psicóloga clínica especializada em TDAH e transtornos do neurodesenvolvimento; pós-graduada em neurociências; aplicadora de ABA - Análise do Comportamento Aplicada (TEA - Transtorno do Espectro do Autismo); orientadora parental e educadora emocional. É Oficial de Justiça Avaliadora Federal no TRT-15 (Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região) desde 2005; formada em direito e pós-graduada em direito público.

Em sua palestra, Dra. Viviane explicou como o conceito de violência contra a mulher mudou ao longo dos séculos, como se deu o surgimento da Lei Maria da Penha e as diversas formas de violência contra a mulher, não só física, mas também emocional, moral, psicológica, e até patrimonial, quando o abusador toma posse dos bens ou recursos econômicos da abusada.

Dra. Viviane trouxe dados importantes, como o de que 30% das mulheres em nosso país sofrem ou já sofreram algum tipo de violência dentro de casa, um dado alarmante de um levantamento feito recentemente, em 2022.

A palestrante falou, sobretudo, sobre a importância da mulher buscar apoio e ter a coragem de denunciar os abusos que sofre. “O Agosto Lilás mostra que você pode e deve falar, expressar o seu medo, a sua dor. E nós mulheres precisamos ter muito cuidado com aquele que se diz protetor, pois a proteção excessiva pode virar controle, que pode virar uma violência”, alertou Viviane.

Após a palestra, Viviane abriu para questionamentos do público e respondeu algumas dúvidas da plateia. Ao final, mandou um recado aos jovens presentes, para que fiquem atentos aos sinais de abuso logo no início de um relacionamento, que às vezes soam como ciúme ou proteção, mas rapidamente podem evoluir para algum tipo de violência.

Como denunciar a violência doméstica?

A mulher que sofre qualquer tipo de violência doméstica pode acionar o Disque 180, a Central de Atendimento à Mulher que funciona 24 horas. A ligação é gratuita e pode ser feita de forma anônima de qualquer lugar do país.

Em nossa cidade, ela ainda pode buscar ajuda das seguintes formas:

Procuradoria Especial da Mulher
Presencial: Rua Guerino Matheus, 205 – Jardim Paulista; Telefônico: (18) 3361-5300; ou pelo e-mail da Procuradora-Geral: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
190 da Polícia Militar;
Delegacia da Mulher, que fica na Rua Maria Martins, 130, Vila Afini, telefone 3361-7254;
CREAS, na Rua XV de Novembro, 500 (antigo Palace Hotel), telefone 3361-9679.

A Procuradoria Especial da Mulher é formada pelas 4 vereadoras desta Legislatura, sendo a vereadora Graciane de Madureira como procuradora; Vilma Bertho como vice; e Delmira e Vanes como adjuntas.

30.08.23 Palestrante

30.08.23 Palestra