A Câmara de Vereadores, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, tem apoiado o mês de combate à violência contra a mulher, denominado Agosto Lilás. A Procuradoria é formada pelas 4 vereadoras desta Legislatura, sendo a vereadora Graciane de Madureira como Procuradora; Vilma Bertho como Vice; e Professora Delmira e Vanes Generoso como Adjuntas.

A Campanha, instituída pela Lei 14.448/22, determina que União, estados e municípios promovam ações que possam conscientizar a sociedade sobre a necessidade de enfrentamento das diversas formas de violência contra a mulher.

A Procuradoria Especial da Mulher pretende realizar algumas ações voltadas ao tema, como a conscientização por meio da divulgação nas redes sociais, sites de notícias, entrevistas na Radiativa FM, iluminação especial no prédio da Câmara Municipal e, ainda, a possibilidade de uma palestra no final deste mês.

“As mulheres ainda precisam de muita garra e determinação para as conquistas em vários segmentos de nossa sociedade. Alcançar um espaço de respeito e valorização onde o homem sempre foi uma referência, não é algo tão simples. Mas não podemos desistir, todas as grandes conquistas, em especial os diretos e espaços das mulheres, foram alcançados com muitas lutas, e continuaremos a lutar. Muitos problemas de violência contra a mulher em nosso município ainda persistem, inclusive, dias atrás, dentro de outras agressões destacamos a tentativa de feminicídio. Isso nos alerta que precisamos nos mover, trazendo informações e conscientização sobre esse grave problema que enfrentamos na tentativa de erradicar essa realidade”, disse a Procuradora da Mulher, vereadora Graciane.

Aos interessados em entrar em contato com a Procuradoria Especial da Mulher, existem os seguintes meios de atendimento: Presencial: Rua Guerino Matheus, 205 – Jardim Paulista; Telefônico: (18) 3361-5300; ou pelo e-mail da Procuradora-Geral: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Além da Procuradoria Especial da Mulher, as vítimas de violência têm vários canais para encaminhar denúncias e pedir socorro, principalmente pelo número 180. O telefone é de abrangência nacional e as denúncias podem ser feitas de forma gratuita e confidencial. A central funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive nos fins de semana e feriados.

Também podem procurar ajuda pelos seguintes canais:
190 da Polícia Militar;
Delegacia da Mulher, que fica na Rua Maria Martins, 130, Vila Afini, telefone 3361-7254;
CREAS, na Rua XV de Novembro, 500 (antigo Palace Hotel), telefone 3361-9679.

“Aproveitamos para ressaltar que as mulheres paraguaçuenses são sempre bem-vindas para conhecer de perto o nosso trabalho, e juntas certamente seremos sempre mais fortes. Estamos à disposição da população. Mulheres que estão sendo vítimas de qualquer tipo de violência, contem com nosso apoio. Não se calem, denunciem!”, finalizou Graciane de Madureira.

Procuradora da Mulher Graciane