80 Anos da ACE
Campo Limpo
Requerimentos

Na segunda-feira, 7 de maio, a Câmara de Vereadores aprovou projeto de autoria da vereadora Neide Teodoro, que institui na Câmara Municipal o “Dia Municipal da Prevenção ao Suicídio”, a ser comemorado anualmente no dia 10 de setembro.

A data visa promover a realização de eventos como palestras, debates, campanhas educativas e outros, com o intuito de informar, esclarecer, conscientizar, envolver e mobilizar a sociedade civil a respeito da prevenção do suicídio. As atividades poderão ser realizadas em conjunto com entidades representativas, tais como Departamento Municipal de Saúde e outros.

O Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, por meio da adoção de estratégias pelos governos dos países.

Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa de suicídio cresceu cerca de 60% nas últimas cinco décadas. Todos os anos morrem mais de um milhão de pessoas por suicídio no mundo, o que corresponde a uma taxa de mortalidade de 16 por 100 mil habitantes, índice equivalente a uma morte a cada 40 segundos e ocorrem entre 10 a 20 milhões de tentativas de suicídio por ano. A cada pessoa que morre, outras vinte tentam o mesmo caminho.

“A Organização Mundial de Saúde estima que o suicídio é a 13ª causa de morte no mundo, sendo uma das principais entre adolescentes e adultos até os 35 anos. A taxa de suicídio é maior nos homens do que nas mulheres. A prevenção é uma das medidas capazes de prevenir e de ser tratada de forma adequada, pois o suicídio é um grave problema de saúde pública, o tema é ainda um tabu e, por isso, não é discutido abertamente”, disse a vereadora Neide.

Neide Teodoro 7 maio