Na Sessão Ordinária de segunda-feira (19), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Ricardo Rio, que parabeniza o Sr. Pedro Paula, por sua história de vida e pelos serviços prestados ao município, desde a década de 1970.

Pedro nasceu em 28 de junho de 1931, na cidade Maracaí. Foi casado com a Sra. Benedita Marcelina de Paula (in memória), sendo tiveram 8 filhas: Maria do Carmo; Albertina Maria (in memória); Maria Aparecida; Elizabete Maria (in memória); Mafalda Cecília; Isabel Cristina; Rosemary Cássia e Regiane Cláudia. Estudou na Escola Mista Rural de Cardoso de Almeida.

Desde os 7 anos, Pedro já auxiliava seu pai na lida dos animais e na agricultura da propriedade rural em Cardoso de Almeida. Com 15 anos de idade tornou-se Jóquei, onde participou de várias corridas de cavalos (esporte comum naquela época), sendo bastante requisitado pelos fazendeiros de nossa região.

Em 1965, passou a ser administrador das fazendas da família Leuzzi, localizadas nas cidades Santa Maria e Cornélio Procópio, no Estado do Paraná; e Paraguaçu Paulista, Estado de São Paulo. Nessa época, os produtos agrícolas e gados comercializados, eram embarcados na antiga Estação de Cardoso de Almeida, sendo transportados pela estrada de Ferro Sorocabana.

Com a intenção de proporcionar uma melhor condição de ensino às suas filhas, no ano de 1976, Pedro Paula e sua esposa decidiram se mudar para Paraguaçu Paulista, onde fixaram sua residência, inicialmente, no Bairro Barra Funda, e posteriormente na Rua Quinze de Novembro, local onde reside até os dias atuais.

Sempre disposto em ajudar, contribuiu, ativamente, em diversas obras e serviços filantrópicos (Asilo dos Idosos, Lar do Menor, Santa Casa de Paraguaçu Paulista, entre outros), além de participar das festas e quermesses da Igreja do Bairro Mombuca e também nas escolas onde as filhas estudavam.

Pedro Paula foi um dos principais responsáveis pela vinda da Locomotiva Dona Lina (Maria Fumaça) para Paraguaçu Paulista, exercendo um papel de extrema importância, conduzindo, de forma habilidosa, a negociação e trazendo para nosso município a locomotiva a vapor. Ao longo de sua vida adquiriu uma vasta experiência, se tornando um profundo conhecedor das fazendas e Estradas Boiadeiras de toda região.

Ainda hoje, com seus 93 anos de vida, o Sr. Pedro Paula continua em plena atividade, dividindo seu tempo como administrador de confiança da família Leuzzi, e cuidando de seu sítio particular, mantendo a mesma rotina de acordar todos os dias às 4 horas para iniciar seu trabalho, pois como dizia o próprio Sr. Pedro: “se levantar às 8, o dia estará perdido”.

“São pessoas e famílias como a do Sr. Pedro Paula, honradas, íntegras, honestas, de princípios, com coração solidário, e que sempre acreditaram e contribuíram para o bom desenvolvimento de nossa cidade e região, que devemos nos orgulhar e ter como exemplo, e cuja toda dedicação é permeada de inúmeros momentos de profundo amor e respeito ao ser humano. Na esperança de que tal exemplo frutifique, ofereço meu agradecimento, meu respeito e minha congratulação, registrando esta Moção que ficará para sempre registrada nesta Casa de Leis”, disse o autor, vereador Ricardo Rio.