Na Sessão Ordinária de segunda-feira (19), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Daniel Faustino, que parabeniza a equipe da Atenção Primária em Saúde, do Departamento Municipal de Saúde, pelo excelente desempenho do município no Programa Previne Brasil do Governo Federal.

O programa Previne Brasil foi instituído em novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (ESF) e de Atenção Primária em Saúde (APS), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.

Em dezembro de 2020 o Município de Paraguaçu Paulista encerrou o ano com a nota 4,74, um dos piores índices junto ao Programa, consideradas as cidades da nossa região. Entretanto a última avaliação ocorrida em janeiro de 2024, o município obteve a nota de 9,25, elevando assim a nossa cidade à 1ª posição entre os municípios da nossa região com população acima de 20 mil habitantes, que engloba cidades como Rancharia, Santa Cruz do Rio Pardo, Martinópolis, Assis, Marília, Ourinhos, Pompeia, Garça e Cândido Mota.

“Esse resultado foi possível através do empenho e dedicação das equipes, que comandadas pela coordenadora da Atenção Básica, Deise, formou uma equipe de trabalho focada em resultados, implantando diversos protocolos e estratégias, permitindo melhorias e o avanço dentro da atenção primária a saúde. Aliado a isso, a implantação do software de gestão Governança Brasil, o engajamento das enfermeiras responsáveis pelas unidades e os constantes treinamentos com os servidores. Por isso apresentamos esta Moção, em reconhecimento ao valor desses servidores, que não mediram esforços para que Paraguaçu Paulista atingisse tão importante índice”, destacou o autor da moção, vereador Daniel Faustino.

19.02.24 Vereadores e equipe saude