Na Sessão Ordinária de segunda-feira (5), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Daniel Faustino, que parabeniza a atleta paraguaçuense Mikaelly Yasmin de Freitas Luiz, convocada para a seleção brasileira de basquete.

Mikaelly nasceu em 13 de agosto de 2006 em Paraguaçu Paulista, e cresceu com sua mãe Suely e seus irmãos Letícia e Karllos, e bem perto de suas madrinhas, tias, tios, primas e primos. Mikaelly gosta de ser chamada de Mika.

Quando Mika completou 6 anos de idade, sua mãe a inscreveu no Projeto Luizas de Marillac, onde aprendeu tudo que sabe, ou seja, a cozinhar, tricotar, bordar, pintar, maquiar, varrer, conversar, atuar, cantar, aprendeu a lutar Taekwondo, a tocar diversos instrumentos, fazer malabares, e até a andar de perna de pau.

Foi na instituição que perdeu o medo, criou responsabilidade, fez amigos pra vida, pessoas que não a esquecem e que ela jamais esquecerá, pessoas que acreditaram em Mika, que lhe mostraram que era permitido sonhar, onde se apaixonou, escolheu o rumo que daria à sua vida e a sua profissão dos sonhos: o basquete.

Vários professores a ensinaram muito, dedicaram tempo à Mika, mas a atleta, sempre que questionada, alega que não é possível falar de basquete sem falar do professor Djalma Galdino. Mikaelly iniciou no esporte quando frequentava o Projeto Luízas de Marilac, liderado pelo professor Dijalma.

Quando começou a treinar com Djalma, Mika praticava vários esportes, mas estava gostando na época do futebol, então o avisou que faltaria em alguns treinos e que chegaria atrasada, mas o treinador lhe disse para parar de brincadeira, pois tinha futuro no basquete, porém era necessário conciliar as demais atividades para não perder os treinos.

Mika defendeu as equipes de basquete do Departamento de Esportes e depois foi transferida para Tupã. Outros profissionais ainda marcaram a vida de Mika, como a professora Darlene, que foi sua primeira treinadora, o professor Rodrigo, que a levou no teste em Tupã mesmo sem Mika ter conhecimento de que se tratava de um teste.

O professor Cleiton que foi seu formador, a ensinou tudo que precisava, a inseriu no mundo espetacular do esporte, deu um lugar no seu time e na família de Tupã, onde, pôde conviver durante quatro anos. Atualmente, a armadora integra a equipe de Catanduva. O time de Catanduva acolheu Mika como membro da família, dedicando todo o empenho possível.

Mikaelly foi convocada para jogar na seleção brasileira de basquete no Mundial de Basquetebol Sub-19 Feminino que aconteceu de 15 a 23 de julho de 2023, nas localidades de Alcalá de Henares e Torrejón de Ardoz.

Em novembro de 2023, já no Campeonato Sul-Americano sub 17 de Basquete, sua equipe derrotou a Colômbia por 65 a 55, em Bucaramanga, na casa da rival, e conquistou o título invicto do Sul-Americano da categoria. Na sexta, ao avançar à decisão, o grupo comandado por João Camargo já havia garantido um lugar na Copa América Sub-18 em 2024.

“Mika sabe que seu futuro ainda a levará mais longe, a alcançar mais vitórias, a ter novas conquistas, assim como essa convocação só lhe aumentou a vontade de treinar mais, a ter mais adrenalina pra jogar, gerando mais motivos pra querer sempre mais e mais. Parabéns Mika, você é uma vencedora”, destacou o vereador Daniel Faustino.

Devido a compromissos com o basquete, Mika não pôde estar presente na Sessão, mas foi representada pela mãe e demais familiares.

05.02.24 Daniel

05.02.24 Familia Atleta Mika