Na Sessão Ordinária de segunda-feira (5), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria da vereadora Graciane de Madureira, que manifesta repúdio às ofensas racistas e preconceituosas dirigidas a uma funcionária pública em seu ambiente de trabalho.

Na última semana do mês de novembro de 2023, uma funcionária do CRAS Barra Funda foi vítima de ofensas racistas por uma usuária, que proferiu diversos xingamentos contra a servidora e a chamou de macaca, praticando crime de racismo e preconceito. Quaisquer posturas que exponham as faces do racismo e outras formas de discriminação são inaceitáveis em qualquer lugar, seja na escola, no trabalho, nas redes sociais, entre tantos outros.

Racismo é um mal que, infelizmente, ainda afeta as nossas relações sociais e a vida de muitas pessoas e, como uma relação de entendimento ultrapassada e errada, deve ser superado.

Existem diferenças conceituais entre os termos racismo e preconceito. O preconceito, na raiz da palavra, é a formulação de um conceito sobre algo sem antes o conhecer. O preconceito, por exemplo, pode ser julgar que um alimento é ruim por seu aspecto físico. Trazendo para as relações sociais, o preconceito consiste no prejulgamento de algo sem, de fato, conhecê-lo.

Nas relações sociais, o preconceito pode acontecer por conta da sexualidade, do gênero, da condição física e da raça. Quando o preconceito é motivado pela cor da pele de uma pessoa, chamamos de racismo. O racismo é, portanto, uma forma de preconceito cruel que ainda atinge uma grande parcela da população mundial. Nas formas mais agudas, o preconceito racial pode servir de pretexto para motivar agressões físicas ou verbais, além de causar dano moral e até perseguições e prisões injustas de pessoas, principalmente de negros.

“É inaceitável que fatos como este ainda ocorram em nossa sociedade, apesar de toda a luta travada pelos movimentos sociais e pelas instituições para o combate ao racismo. Desse modo, é inadmissível qualquer postura intolerante, discriminatória e preconceituosa, e necessária se faz a tomada de providências para elucidação dos fatos e aplicação das punições cabíveis. Esperamos que ninguém se cale diante de qualquer forma de ofensa, ataque racista e preconceituoso e que a lei seja cumprida para que possamos ter uma sociedade onde todos se respeitam, independente de suas diferenças. Racismo e preconceito não é um mal entendido! É crime!”, disse a autora da moção, Graciane de Madureira.

05.02.24 Graciane