Na Sessão Ordinária de segunda-feira, 6 de novembro, a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria da vereadora Graciane de Madureira, que parabeniza a comunidade evangélica pelos 506 anos da Reforma Protestante, comemorados em 31 de outubro.

A Reforma Protestante aconteceu no ano de 1517, quando Lutero fixou na porta da Catedral de Wittemberg, na Alemanha, as suas 95 teses. O reformismo de Lutero acabou criando o Protestantismo com teses contrárias a venda de indulgências, um marco importantíssimo na história do cristianismo. O reformista cristão Lutero pregava que somente a fé em Deus salvava as pessoas e a livre interpretação da Bíblia.

Martinho Lutero defendia, basicamente, que a Bíblia era a única referência para os fiéis e que as pessoas conseguiriam ser salvas sem a mediação de intermediários e sem precisar dar indulgências. A base teológica de Lutero baseava-se em um versículo bíblico que afirmava que “o justo viverá pela fé”. Assim, Lutero passou a defender a ideia de que o perdão não poderia ser comprado e nem as boas ações que traria a salvação, mas sim a fé.

Em seu discurso, a vereadora Graciane destacou: “Hoje vivemos em um país laico, onde há liberdade de expressão religiosa, graças a coragem de verdadeiros homens de fé, que não temeram as perseguições, as afrontas e ódios, mas defenderam até a morte sua fé em Cristo. Assim, de forma especial, dedicamos esta Moção a todas as igrejas evangélicas de Paraguaçu Paulista, para que, relembrando toda a conquista alcançada pela reforma protestante, sirva de encorajamento para nós, como igreja de Cristo, não negarmos nossa fé e não abrirmos mão do nosso direito de expressão religiosa, continuando a propagar a verdade da Palavra de Deus: a Bíblia Sagrada”.

06.11.23 Graciane