Na Sessão Ordinária de segunda-feira (16), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Paulo Japonês, que parabeniza o atleta paraguaçuense Eduardo Moraes Meireles de Araújo, pela conquista da medalha de ouro no Desafio Piracicabano de Taekwondo. De origem coreana, Taekwondo significa “a arte de usar os pés e as mãos na luta”.

Atualmente com 16 anos, ele é estudante do 2º Colegial da Escola Isidoro Baptista – GEP. Menino humilde, dedicado aos treinamentos e estudos, Eduardo divide o seu tempo livre entra a prática de Taekwondo, fazendo parte do projeto “Em Busca de Campeões” da ATOP (Associação de Taekwondo de Paraguaçu Paulista), em parceria com o Departamento de Esportes Municipal e o Centro de Alto Rendimento Dojan Nippon de Piracicaba; além das aulas de contrabaixo na igreja.

Iniciou sua arte marcial em agosto de 2022 e, desde o início, tem mostrado seu empenho e dedicação aos treinamentos e participação nos campeonatos em que a ATOP participa, colocando em prática os ensinamentos de cortesia, integridade, perseverança, autocontrole e humildade que são os princípios norteadores do Taekwondo, e que todo praticante deve levar em sua vida cotidiana.

Obteve a graduação de 8º GUB de Taekwondo, correspondente à faixa amarela, em 25 de novembro de 2022 e o 7º GUB de Taekwondo (correspondente à faixa amarela e verde) em 17 de agosto de 2023; e continua trilhando o caminho do treinamento marcial em busca da faixa verde (correspondente ao 6º GUB de Taekwondo).

O significado de GUB: A caminhada do praticante de Taekwondo é dividida inicialmente em gub´s e, em seguida (a partir da Faixa Preta) em dans. Gub é graduação de faixa colorida, corresponde a cada faixa em ordem decrescente, quanto menor o gub maior será a sua graduação colorida e, consequentemente, o seu desenvolvimento técnico.

Junto com a ATOP, Eduardo participou da 3ª Etapa do Campeonato Paulista realizado pela Federação Paulista de Taekwondo e Liga Nacional de Taekwondo no dia 28 de maio de 2023, evento esse que contou com a participação de 200 atletas inscritos, onde, após uma excelente luta contra um adversário da cidade de Santos, o mesmo obteve a medalha de bronze.

Apesar de ter obtido o pódio, não se deu por contente e continuou se dedicando aos treinos com mais afinco e ímpeto para o próximo desafio, o Campeonato Brasileiro em Campinas. Em Campinas, no dia 9 de julho de 2023, participou do 38ª Brasileiro de Taekwondo, evento oficial e chancelado pela Federação Paulista de Taekwondo e Liga Nacional de Taekwondo, evento de nível nacional que teve a inscrição de 800 atletas.

Depois de uma luta emocionante com um atleta do Rio de Janeiro, novamente obteve o bronze. No dia 3 de setembro de 2023, Eduardo voltou à Piracicaba junto com a ATOP para, dessa vez, participar do Desafio Nippon de Taekwondo, evento esse que faz parte da Semana de Taekwondo de Piracicaba e que foi organizado pelo próprio Dojan Nipoon, pelo renomado Mestre Frederico Mitooka, e que contou com a participação de 150 atletas, contando com a presença de dois ex-atletas olímpicos - Débora Nunes e Breno Pinheiro - e com a participação de todos os núcleos esportivos do Dojan Nippon das cidades de Assis, Paraguaçu Paulista, Piracicaba (11 núcleos) e Santa Gertrudes.

Após uma excelente luta contra um atleta de Piracicaba, o tão sonhado ouro veio. “Mesmo com essa conquista, o atleta Eduardo continua firme nos treinamentos, seguindo as orientações de seus treinadores e aguardando o próximo desafio junto com a ATOP, no dia 29 de outubro de 2023 em Assis e, com certeza, estará muito bem preparado e apto a disputar e quem sabe, colocar outra medalha de ouro no peito e trazer mais essa conquista para o nosso município”, disse o autor da moção, Paulo Japonês.

16.10.23 Eduardo Taekwondo