O Presidente da Câmara, Paulo Japonês, foi procurado pela equipe representante da Sabesp para promover uma reunião com os vereadores acerca do tema privatização, e buscar apoio na luta contra privatizar a empresa.

Assim, na manhã de quarta-feira (27), o Presidente da Câmara Paulo Japonês e os vereadores Daniel Faustino, Rodrigo Andrade, Fábio Santos e o jurídico da Prefeitura, Marcelo Bertho, receberam os membros da Sabesp: José Antônio Faggian - Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente (Sintaema); José Carlos da Silveira - Diretor de Patrimônio; e Edison Augusto Ribeiro Lopes - Gerente da Unidade de Paraguaçu Paulista.

Na ocasião, a equipe da Sabesp explicou que temos em nossa cidade um serviço de excelência, com 100 % de água tratada, esgoto capitado e tratado, e solicitaram que os vereadores apresentem, na próxima Sessão, uma moção de apoio à Sabesp, para que não passe pelo processo de privatização.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é responsável por planejar, executar e operar serviços de saneamento básico em todo o território do Estado de São Paulo, compreendendo a captação, tratamento e distribuição de água e a coleta, afastamento, tratamento e disposição final de esgotos. Comercializa, então, esses serviços e os benefícios que direta ou indiretamente decorrem de seus empreendimentos.

É a nona maior empresa de água e esgoto do mundo em população atendida e terceira maior em receita, e está na mira do capital financeiro há bastante tempo. Na década de 1990, a Sabesp deixou de ser 100% estatal e se tornou uma empresa de capital aberto – o governo paulista, por outro lado, permaneceu sendo seu sócio majoritário, possuindo 50,3% das ações.

Agora, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) quer vendê-la de vez: seu programa eleitoral previa a privatização total da companhia até 2024, mas já em 2023 as articulações estão em curso para concretizá-la. Com a pressão do setor empresarial, o movimento pela desestatização completa se acelerou na semana passada.

Os vereadores presentes na reunião mostraram total apoio à causa da Sabesp.

27.09.23 Reuniao Sabesp2

27.09.23 Reuniao Sabesp