No dia 18 de setembro, o vereador e Presidente da Câmara, Paulo Japonês, recebeu a informação dos usuários da PGP-070, conhecida também com a estrada da “Casa de Maria”, que a empresa responsável pelo plantio de amendoim na extensão desta estrada rural, estava danificando-a na fase compreendida como gradagem.

Assim, Paulo Japonês e Daniel Faustino foram até o local para averiguar se o fato estava mesmo ocorrendo, e identificaram que a empresa invadiu a área correspondente a estrada rural.

“Esta estrada foi contemplada pelo convênio do estado de São Paulo, denominado Melhor Caminho. Constatamos as irregularidades e registramos por meio de fotos, as quais enviamos imediatamente aos Departamentos de Obras e Meio Ambiente. Também percorremos a área de plantio e áreas próximas com o objetivo de identificar os colaboradores da empresa, mas infelizmente não foi possível, pois os mesmos já haviam se ausentado do local e das proximidades”, explicou o vereador Daniel.

No dia seguinte (19), os vereadores acionaram a Guarda Municipal, os Diretores dos Departamentos e retornaram à PGP-070, para poder avaliar as invasões por parte da empresa. Posteriormente, pediram providências, sobretudo da pasta do Meio Ambiente, e oficiaram os Departamentos pedindo explicações.

18.09.23 Estrada casa Maria

18.09.23 Paulo Daniel