Na última quarta-feira (7), o Presidente da Câmara Paulo Japonês e os vereadores Professor Derly e Professor Rodrigo Andrade visitaram, no intuito de fiscalizar, as obras que estão sendo feitas na estrada e na ponte que ligam Paraguaçu Paulista à Usina Agroterenas. Eles estiveram acompanhados pelo Diretor do Departamento de Obras, Thomaz Jeferson.

As obras são fruto de uma parceria da Prefeitura Municipal com a Agroterenas. “Acontece que a água estava batendo na estrutura da ponte e poderia com o tempo até ser condenada, mas com esse trabalho que o Prefeito está fazendo em parceria com a usina, significa que essa estrutura está sendo refeita, fortalecida, para que esta ponte não sofra dano algum. Esse trabalho vai ajudar não só a usina, como também os fazendeiros, sitiantes, que moram nessa região, que em tempo de chuva não podiam transitar. Assim como a estrada do Rancho Alegre, que foi devidamente arrumada. Parabéns ao Prefeito e a Usina pelo trabalho que vai beneficiar inúmeros cidadãos que passam por esses trechos”, explicou o vereador Paulo Japonês.

A Usina Agroterenas

A história da Agroterenas começou muito antes de sua fundação e se entrelaça com a história da família Rezende Barbosa, que sempre esteve ligada à agricultura. Após deixar a região onde produzia café no final do século XIX em busca de melhores condições de plantio, a família se estabeleceu em Cravinhos, na região de Ribeirão Preto, e lá encontrou terras férteis, iniciando novas técnicas para o cultivo de café e algodão.

Com o falecimento de seu marido, Eugênio de Rezende Barbosa, D. Olga Ottoni de Rezende Barbosa assumiu a administração das fazendas e a direção e orientação do trabalho no campo, ao lado de seu irmão Nelson e de seu filho Renato de Rezende Barbosa.

Em 1944, Renato de Rezende Barbosa adquiriu a Fazenda Nova América, na cidade de Assis, onde foi instalada a primeira usina de açúcar e álcool do Vale do Paranapanema. A cisão do Grupo NovAmérica em 2010 deu origem a Agroterenas, com atuação no cultivo da cana-de-açúcar, laranja in natura e suco de laranja concentrado. Em 2013, a empresa passou a cultivar soja e amendoim. Atualmente há seis unidades produtivas e mais de 4.500 colaboradores. A unidade de Paraguaçu Paulista fica no Sítio Paralcool, Bairro Brejão.

13.06.23 Ponte

13.06.23 Vereadores1