Na última segunda-feira (15), a Câmara de Vereadores aprovou moção de pesar de autoria do vereador Ricardo Rio, pelo falecimento do Sr. Hiromi Nishizawa, ocorrido em 28 de abril de 2023.

Hiromi Nishizawa, nascido em 10 de novembro de 1932, em Paraguaçu Paulista, é filho de pais japoneses que vieram para esta cidade a fim de formar a colônia japonesa da Bunca. Hiromi era o mais velho dentre os irmãos Kazumi, Yoshifumi e Humihiro. Casou-se em 25 de julho de 1964 com Midori Yamada, que após o casamento passou a se chamar Midori Nishizawa. Juntos tiveram uma filha, Celina Harumi Nishizawa, que lhe deu o neto Guilherme e ainda a bisneta Maria Luiza.

Trabalhou na Casa da Lavoura nas décadas de 60 e 70, mas seu principal trabalho foi na propriedade rural Fazenda Bicatu, que constituiu, produziu e prosperou junto com sua esposa. Nas lavouras que produziu, além de milho e amendoim, foi o responsável por muitos anos por fornecer frutas para o município de Paraguaçu Paulista, como manga, pera, maracujá e lichia. Exemplo de trabalho agropecuário, também mexeu com gado de corte, leite e ovinos.

Contribuiu ainda com seu trabalho no Lions Clube, onde ingressou como companheiro leão em maio de 1965. Exerceu vários cargos na entidade local e distrital. Também deixou seu legado na Maçonaria, onde se tornou irmão em 19 de Junho de 1976, chegando a cargos estaduais pela loja e foi um dos fundadores da Loja Maçônica Renascença de Quatá.

No final de março deste ano recebeu a maior honraria pela Casa Maçônica, o prêmio Dom Pedro, um verdadeiro reconhecimento por todo o seu trabalho.

Foi presidente 6 vezes da Associação Cultural e Esportiva de Paraguaçu Paulista (ACEPP), sendo um membro conhecido e muito querido por toda a comunidade japonesa. Ali foi responsável, até o fim de sua vida, pela prática do Radio Taissô e pelo time de Gateball da cidade. Por sua liderança e dedicação ao time de Gateball, ganharam inúmeros campeonatos regionais.

Por seu empenho na Radio Taissô foi reconhecido pela Associação Brasil Nippo, associação da comunidade japonesa do Brasil, recebendo uma homenagem e todas as honrarias pelo Prêmio Paulista na Cidade de São Paulo em 2022.

Estas são algumas das muitas contribuições do Sr. Hiromi, que atuou ainda como Membro do Conselho Municipal de Turismo por mais de 10 anos e Membro da Mesa Diretora do Hospital por mais de 40 anos.

“O Sr. Hiromi amava Paraguaçu Paulista de todo o coração e sempre contribuiu com o desenvolvimento de nossa cidade. Além do que, suas atitudes sempre foram exemplo para todos que tiveram a oportunidade e o prazer de conhecê-lo. Em razão disso, seu nome estará marcado para sempre na história de nosso município pelo seu trabalho, empenho e amor com todos que estiveram ao seu lado. Portanto, essa Casa Legislativa não poderia deixar de prestar essa singela homenagem póstuma a este homem do qual temos muito apreço, apresentando publicamente os sentimentos de pesar aos familiares, se solidarizando neste momento de dor, disse o vereador Ricardo Rio.

15.05.23 Ricardo

15.05.23 Familia e Amigos Hiromi