Na Sessão Ordinária de segunda-feira (6), a Câmara de Vereadores aprovou duas moções de pesar de autoria do vereador Fábio Santos, que manifesta pesar pelo falecimento de Luiza Hatsue Sasada e do ex-vereador Rafael de Castro.

Luiza

Dona Luiza viveu toda sua vida em Paraguaçu Paulista, sempre foi uma pessoa alegre e extrovertida. Aos 10 anos, ainda criança, começou a trabalhar no antigo Bar Campeão. Lá realizava pequenos trabalhos, e aos poucos foi aprendendo a cozinhar, fazer salgado e lidar com o público, sempre sorrindo, com humildade e sabedoria. Ajudava a sua mãe com os irmãos pequenos, sempre levando alimento para casa; eram uma família modesta, composta por 13 irmãos, dos quais 4 não sobreviveram ao parto.

Com 19 anos de idade, Dona Luiza saiu do trabalho para se casar com o Sr. Manoel, um homem íntegro e trabalhador que morava no sítio. Lá tiveram dois filhos: Antian (atual Prefeito) e Neide (Taka). Na zona rural, Dona Luiza sempre ajudava Sr. Manoel na lavoura de poncã e os irmãos mais novos na cidade.

Após uma forte geada, toda safra for perdida, e com os filhos, já na idade de frequentar a escola, foram motivados a vender o sítio e se mudarem para cidade. Na cidade tentaram alguns trabalhos manuais. Dona Luiza fazia grinaldas e buquês para noivas e Sr. Manoel trabalha como frentista. No começo, foi muito difícil, tiveram que vender a própria casa para conquistar o estabelecimento comercial. Em 1975 adquiriram a tão famosa e tradicional Pastelaria Jumbo, que logo completará 50 anos de existência e sucesso em nossa cidade.

“É uma honra imensurável prestar essa singela homenagem a essa mulher que foi tão aguerrida e incrível, e que nos deixou precocemente no final do ano passado, saudades imensas. Deixo aqui minha sugestão para que seja estudada a possibilidade de um logradouro público ser denominado como Dona Luíza Hatsue Sasada, como forma de eternizar na cidade, essa homenagem”, disse Fábio Santos.

O Prefeito Antian, devido a compromissos anteriormente agendados, não pôde comparecer, porém, na tarde de segunda-feira encaminhou Ofício à Câmara, o qual foi lido na Sessão, agradecendo a Fábio Santos e todos os vereadores pela homenagem à sua querida mãe.

06.03.23 Familia Sasada

Rafael

Nascido em 20 de junho de 1934, Rafael de Castro foi proprietário, por décadas, da Padaria Minerva, tradicional comércio do setor no centro da cidade, ao lado da esposa, Dona Maria, e sempre com a presença dos filhos; um verdadeiro ponto de encontro, por vários anos, dos paraguaçuenses.

“Seu” Rafael foi vereador em Paraguaçu Paulista por 3 mandatos: na 11ª Legislatura (1993-1996); na 12ª (1997-2000); e na 15ª (2009-2012), por isso, tão logo a triste notícia chegou à cidade, as instalações da Câmara Municipal foram cedidas à família para a realização velório.

Sempre se destacou pela sua atuação em favor dos usuários da saúde municipal, por quem lutou enquanto estava na ativa ou exercendo o cargo eletivo de vereador. Diariamente Rafael circulava pelos locais de atendimento de saúde, ouvindo as pessoas, suas necessidades e carências, pelas quais sempre lutou.

“Também gostaria de sugerir, como forma de homenagear, que algum logradouro público possa receber o nome de Rafael de Castro, como justa homenagem a quem tanto contribuiu com a nossa cidade e nosso povo”, finalizou o vereador Fábio Santos.

06.03.23 Familia Castro