Na Sessão Ordinária de segunda-feira (5), a Câmara aprovou moção de autoria do vereador Daniel Faustino, que parabeniza o paraguaçuense Eduardo Miranda Pires, um dos alunos da FEI que conquistaram o 1º lugar na RoboCup 2022, a copa do mundo dos robôs, realizada este ano na Tailândia.

Eduardo é aluno do 4º ano curso de Engenharia de Robôs, e integra a equipe RoboFEI do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana "Padre Sabóia de Medeiros", de São Bernardo do Campo, e que voltou de Bangkok, capital da Tailândia, com a taça de campeã de um concurso mundial de robótica, a RoboCup Internacional 2022.

Na competição, os robôs da categoria At_Home são programados para realizarem tarefas relacionadas a serviços, com foco em atividades domésticas, como pegar e manipular diferentes objetos e mapear ambientes por meio de sensores, por exemplo. Tudo isso por meio de um sistema de navegação autônomo.

A competição RoboCup é a copa do mundo dos robôs, sendo que acontece anualmente e cada edição é realizada em um país diferente. Esse ano, a RoboCup foi sediada na Tailândia entre os dias 10 e 17 de julho, com a presença de 45 países e mais de 3 mil participantes.

A RoboCup funciona em três fases, que são divididas por dificuldade: a primeira fase são tarefas simples como tirar o lixo que não demanda muito do robô. A segunda fase já fica mais difícil, com tarefas que envolvem muitas coisas do robô como, por exemplo, servir uma pessoa, pois o robô precisa reconhecer pessoas, objetos e conseguir manipular os mesmos. Já a terceira fase é a final, em que somente os dois times que mais pontuaram nas fases anteriores participam.

Na final, é dado um tema e os finalistas têm que desenvolver uma tarefa na hora. O tema desse ano foi “pequenos acidentes domésticos” e a tarefa feita pelo robô da equipe RoboFEI foi socorrer uma pessoa que caiu e dar os primeiros socorros.

Então, o robô reconheceu que a pessoa caiu e foi até ela para ver se estava tudo bem. Quando o robô percebeu que aconteceu um acidente, ele mandou informações diretas para um hospital (com dados tipo endereço, nome, idade, altura, peso e possíveis alergias), e um médico indicou qual remédio o robô poderia dar para a pessoa enquanto o socorro não chegava.

O robô buscou o remédio, deu para a pessoa e, em seguida, esperou o médico na porta da casa. Como estavam na Tailândia, o robô falou em tailandês com o médico e em inglês com a pessoa acidentada para que assim houvesse uma compreensão melhor entre o médico e o paciente.

O robô da equipe RoboFEI que ganhou o campeonato é a HERA (Home Environment Assistant Robot), sendo totalmente desenvolvida por alunos e professores da FEI e está sendo desenvolvido desde 2015 e já vem ganhando títulos desde então. Já foi campeão cinco vezes na LARC - campeonato latino-americano. A HERA tem 1,55 mt de altura e aproximadamente 65 kg, e viaja desmontada em cinco malas para a competição.
“Diante desse fato quero parabenizar pela dedicação, determinação e coragem do paraguaçuense Eduardo Miranda Pires, que obstinado pelo desejo de inovação e tecnologia alcançou feito memorável. Assim, como forma de reconhecimento, é que apresentamos esta Moção”, disse o autor Daniel Faustino.

05.09.22 Eduardo Pires