Na Sessão Ordinária de segunda-feira (15), a Câmara aprovou moção de autoria do vereador Fábio Santos, que parabeniza Maria José Ferreira de Almeida (Dona Zezé), pelos mais de 60 anos de trabalhos voluntários prestados à população paraguaçuense.

Dona Zezé é filha de Antônio José Ferreira e Maria Rodrigues Moreira (Dona Sinhá). Nasceu em 1940 na cidade de Montes Claros/MG, na Fazenda Buriti, onde morou até os seus 11 anos de idade.

A família mudou-se e passou a residir em uma outra fazenda até os seus 17 anos, quando ocorreu o falecimento do seu pai. Após esse triste episódio, mudaram-se para a cidade de Quatá (SP). Com sua mãe, Dona Zezé aprendeu o ofício de benzedeira; ainda na cidade de Quatá, passou a exercer trabalho voluntário em prol daqueles que a procuravam.

Aos 18 anos mudou-se para Paraguaçu Paulista, dando continuidade ao seu ofício, ficando muito conhecida na comunidade e nas cidades da região, pelos seus dons de benzedeira e pelos remédios de ervas medicinais que aprendeu a manipular com o seu pai.

Casou-se aos 22 anos de idade com José Dias de Almeida, popularmente conhecido como Zé do Boche. Essa união rendeu 8 filhos: Maria Sônia, José Milton (in memoriam), Mauro Aparecido (in memoriam), Marisa, Marina, Márcia, Marcela e Milene.

Dona Zezé reside até hoje no mesmo local em que foi morar após o casamento. Atende a população com grande amor e carinho, servindo e ajudando, seja com seus benzimentos ou com seus remédios de ervas medicinais, pois relata que faz isso porque sabe que é um dom que Deus lhe deu e que sente uma paz quando ajuda alguém.

“Hoje, dos altos dos seus 82 anos de idade, ainda segue firme ajudando a comunidade, completando 64 anos de trabalho voluntário em prol do próximo. Assim, apresentamos esta Moção como forma de reconhecimento pela história dessa pessoa incrível, que ama sem medidas, cujo amor extrapola os limites da família e alcança a todos os que a buscam, que segue servindo, fazendo o bem sem perguntar a quem”, disse o autor Fábio Santos.

15.08.22 Dona Zeze