Reunida em Sessão Ordinária na segunda-feira (16), a Câmara de Vereadores aprovou projeto de autoria do vereador Ricardo Rio, que institui o Dia Municipal do Ciclismo em Paraguaçu Paulista, a ser comemorado anualmente no segundo domingo do mês de setembro.

Os objetivos deste dia são: difundir o uso da bicicleta, tanto na forma de exercício, quanto como meio de transporte; promover conscientização da importância do ciclismo e da prática de esportes como instrumentos de qualidade de vida; desenvolver o mútuo respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres; promover o incentivo ao uso da bicicleta, bem como a prevenção de acidentes.

O ciclismo é uma modalidade esportiva, que fornece diversos benefícios aos praticantes e a população em geral, sendo o seu incentivo de primordial importância para a nossa cidade.

O uso da bicicleta, além de uma prática saudável, traz benefícios econômicos quando utilizada como meio de transporte, economizando recursos destinados a esta finalidade, beneficiando também o meio ambiente, com a redução de resíduos da combustão de veículos automotores, além de fomentar o comércio local com a compra das bicicletas, peças acessórias e manutenção das mesmas. Em nosso município, o número de pessoas que praticam o ciclismo é grande, e poderá aumentar caso aja incentivo para esse tipo de esporte e meio de transporte.

“O intuito desta propositura é de fortalecer a luta dos amantes da bike, pelo reconhecimento em nosso município do direito de ir e vir com segurança de todo cidadão que faz uso da bicicleta, seja como meio de transporte, competição, lazer ou qualidade de vida, aqui representado pela figura do ciclista”, destacou o autor, vereador Ricardo Rio.

16.05.22 Ricardo