Na Sessão Ordinária de segunda-feira (16), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Daniel Faustino, que parabeniza as professoras paraguaçuenses Valdina Augusto de Souza e Valdineia Augusto de Souza pelo Prêmio Literário Gonçalves Dias, outorgado pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – FEBACLA.

A outorga é concedida pelo reconhecimento a nível nacional e internacional do projeto Didático Poesias e Parlendas Itinerantes: Nascendo Pequenos Poetas, desenvolvido com crianças de quatro e cinco anos. O projeto é de autoria das irmãs, que são professoras de Paraguaçu Paulista, e levam a literatura e a cultura para diferentes lugares.

Valdina e Valdineia são pedagogas com habilitação em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Administração Escolar e Matérias pedagógicas do 2º grau pela UNESP – Marília.

Valdina é professora há 31 anos da rede municipal de ensino de Paraguaçu Paulista . Palestrante sobre educação infantil, recursos pedagógicos e formação de professores; foi tutora dos cursos de pedagogia da ULBRA na Escola Multticursos e também Coordenadora Pedagógica da mesma instituição; é autora de apostilas para concursos de professores e dos livros “Poesias Palavras Poéticas” eu infantil “A Menina que gostava de histórias”, que em breve serão publicados.

Já Valdineia é professora há 24 anos na educação infantil da nossa rede municipal. Trabalhou 8 anos com menores infratores, em situação de marginalização, no trabalho de ressocialização deles na sociedade e na rede escolar. Foi representante legal do reitor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas – RS, dos cursos de pedagogia e letras na Escola Multticursos, onde também foi diretora.

É criadora dos recursos multimídias para os cursos de professores com os temas relacionados a educação ministrados pela Professora Valdina. Assim como a irmã, é autora de apostilas para concursos de professores, ministrante de cursos para professores. Escritora, poetisa e autora do livro “O Menino Vermelho”, que em breve será publicado.

Ambas receberam o título Honorifico de Causas Imortais da Academia de Letras do Brasil, ALB, seccional Uberaba - MG., concedido pela Professora Doutora Magna Aspásia Fontenelle. Receberam também o Diploma de Honra ao Mérito, concedido pelo Poeta Luiz Becker, Comendador – Conselheiro da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI), e pela Senhora Emery Farah, Comendadora da cidade de Ourinhos. Homenagens recebidas pelo Projeto Didático: Poesias e Parlendas Itinerantes: Nascendo pequenos poetas; onde trabalharam em parceria, realizado com crianças da Educação Infantil.

Administram a página no Facebook “Oficina Pedagógica Magia e Encanto”, com temas relacionados a educação infantil. Receberam o Prêmio Literário Gonçalves Dias em reconhecimento a seus trabalhos e suas ações que mereceram especial destaque na defesa, promoção e valorização da Cultura Brasileira.

“Diante desse breve resumo da história das professoras paraguaçuenses Valdina e Valdineia, quero parabenizá-las pela dedicação, determinação e coragem e, por sempre acreditarem na cultura e na educação”, disse o autor da moção, Daniel Faustino.

16.05.22 Homenageadas e vereadores

16.05.22 Daniel e homenageadas