Na Sessão Ordinária de segunda-feira (4), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Ricardo Rio, que parabeniza o escritor Danilo Salomão pelo lançamento do Livro Trívia, que o levou a vencer o I Concurso Nacional de Dramaturgia Flávio Migliaccio.

Danilo Salomão tem 37 anos, é jornalista, escritor, diretor e ator. Desde muito novo se envolveu com o teatro e aos 14 anos escreveu seu primeiro texto dramatúrgico “Amor e Discussão”, peça que nunca foi encenada. A ascensão como autor se deu com “A Menina e o Menino”, texto infanto juvenil montado pela Trupe Kei que ficou em cartaz por 9 anos, recebendo mais de 40 prêmios em festivais regionais, estaduais e nacionais.

Danilo também é autor dos textos: “A Rosa, Rosa”, “Árvore da Imaginação”, “A Galinha Sumiu!”, “O menino que nunca pisou fora de casa”, “Estrela Menina”, “A Espera”, “O Menino de Vidro” e “O Pretendente”.

O livro Trívia foi lançado em 27 de junho de 2020, de forma virtual, editado pela editora Estúdio Patriani Publicações e Design e publicado por meio de edital PROAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Posteriormente, foi adaptado para uma peça teatral.

O autor paraguaçuense Danilo Salomão conquistou o 1º lugar no I Concurso Nacional de Dramaturgia Flávio Migliaccio, com seu texto “Trívia”. O anúncio foi feito no dia 04 de maio de 2021, pela Frankfurt Produções, em uma cerimônia online via plataforma Zoom. As inscrições ultrapassaram 120 textos de autoras e autores de diversos estados brasileiros.

A premiação para o 1º Colocado incluiu a pauta em 2021 para montagem do texto no Teatro Solar de Botafogo, no Rio de Janeiro, entrevista para o Site Conexão Jornalismo e E-Book da obra publicada pela Editora Telha, além do Troféu Flávio Migliaccio 2021.

“Trívia”, de Danilo Salomão que assina também a direção do espetáculo, é um espetáculo sobre a velhice, seus anseios, seus medos, suas saudades e suas esperas que são delineadas cena a cena. A ideia central da montagem é colocar os idosos como protagonistas, e fazer o público transformar a maneira de olhar e colocar em pauta a humanidade dessas personagens que, independente da idade, tem desejos, frustrações e sonhos.

A peça conta a história de Alzira, Geraldo e Leopoldo, amigos com mais de 80 anos de idade que tem em comum a rotina diária, cheia de manias e implicâncias. São caminhos distintos que se encontraram em determinado ponto da vida e agora dividem o tempo que resta. É o peso da vida amparado na leveza da amizade embalada por músicas, flores e panelas.

“Dedico com bastante alegria e orgulho essa moção de congratulação ao jornalista, escritor, diretor e ator Danilo Salomão, como forma de homenageá-lo não apenas pelo lançamento do Livro Trívia, que o levou ao 1º lugar no Concurso Nacional de Dramaturgia Flávio Migliaccio, mas também por todo serviço já prestado pela cultura de nossa cidade”, declarou o autor Ricardo Rio.

04.04.22 Danilo aplaudido

04.02.22 Danilo vereadores