Reunida em Sessão Ordinária na segunda-feira (21), a Câmara de Vereadores aprovou projeto de autoria do vereador Ricardo Rio, que Institui a Semana de Combate à Violência no Ambiente Escolar, a ser realizada anualmente no mês de abril, com os seguintes objetivos:

a) conscientizar os alunos, pais professores, diretores, gestores e toda sociedade sobre a importância da prevenção da violência no ambiente escolar; b) resgatar os valores essenciais no ambiente escolar, como respeito, solidariedade e disciplina; e c) fortalecer o respeito e a valorização dos professores e demais servidores e funcionários das escolas, bem como repudiar qualquer forma de violência no ambiente escolar.

O fenômeno da violência possui muitas causas e atinge a todos os grupos sociais, faixas etárias, assim como todas as instituições. A convivência baseada no respeito e na solidariedade tem sido algo cada vez mais desafiador em nossa sociedade, pois os interesses coletivos vêm sendo substituídos gradativamente por padrões individualistas.

De acordo com a justificativa do projeto, trabalhar com o resgate de valores e a mediação de conflitos tornou-se algo primordial para construir um ambiente escolar agradável, e dessa maneira, garantir bons resultados no processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, a elaboração de uma prática educativa para prevenir a violência necessita estar sedimentado por valores humanos, como a ética, o respeito e a tolerância.

“Este Projeto de Lei visa proporcionar uma ampla reflexão acerca da violência escolar, a fim de promover a conscientização da comunidade estudantil, professores, diretores, gestores, autoridades e toda sociedade paraguaçuense sobre a importância do dialogo com vistas ao resgate dos valores éticos no ambiente escolar”, disse o autor, vereador Ricardo Rio.

21.03.22 Ricardo