Reunida para a 24ª Sessão Ordinária desta Legislatura, a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Daniel Faustino, que manifesta repúdio ao deputado estadual Arthur do Val (Mamãe Falei), por suas afirmações machistas e misóginas contra as mulheres ucranianas.

“Estarrecidos ficamos ao ouvir o áudio da fala do deputado estadual Arthur Do Val com comentários repugnantes sobre mulheres ucranianas que estão em forte sofrimento devido aos horrores da guerra na Ucrânia. Os áudios hediondos tornam-se ainda mais graves ao considerarmos que o povo ucraniano encontra-se diante do pior confronto bélico após a segunda Guerra Mundial, que deixa as mulheres em uma situação de absoluta vulnerabilidade”, disse o vereador Daniel.

O deputado é conhecido como “Mamãe Falei”; na conversa via WhatsApp, cujo conteúdo foi vazado e amplamente divulgado e repudiado pelos mais diversos segmentos, Arthur considera que as ucranianas “são fáceis” por serem “pobres”.

De acordo com a justificativa da moção, “tirar proveito das fragilidades, em qualquer nível, em um estado de guerra é, absolutamente condenável e atroz. Inaceitável em todos aspectos a fala de pessoa, especialmente por exercer importante cargo público pelo Estado de São Paulo. A vulnerabilidade social não pode ser porta aberta para o abuso e para a violação dos direitos e da dignidade humana. A fala do parlamentar é uma verdadeira afronta aos direitos das mulheres, tão duramente conquistados e uma grave ameaça a equidade de gênero”.

Em seu discurso na Tribuna, o vereador autor Daniel Faustino finalizou: “Esperamos que o comportamento do parlamentar receba as devidas punições para que tal atitude contra as mulheres jamais se repita. Não podemos naturalizar este tipo de atitude, sobretudo, quando parte de alguém eleito para representar o povo, inclusive, os menos favorecidos, independente de gênero”.

21.03.22 Daniel

A moção foi aprovada por unanimidade de votos e serão enviadas cópias à Assembleia Legislativa de São Paulo.