No dia 8 de março, comemora-se mundialmente o Dia da Mulher. A Câmara Municipal de Paraguaçu Paulista tem atualmente 4 mulheres vereadoras: Professora Delmira, Vanes Generoso, Graciane de Madureira e Vilma Bertho. No quadro de servidoras são sete: Daniela, Melissa, Maria Tereza, Rafaela, Léa, Luciana e Maria Neusa.

“Esta é uma data que destaca a importância da mulher na sociedade e na história de luta pelos seus direitos. Que todas as mulheres sintam-se homenageadas neste dia e que conquistem cada vez mais espaço em nossa sociedade. Parabéns mulheres”, disse Júnior Baptista, Presidente da Casa.

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher

Diversas datas e acontecimentos marcam o surgimento do Dia Internacional da Mulher. Mas foi durante a 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em Compenhague, Dinamarca, em 1910, que a socialista alemã Clara Zetkin propôs uma data para o Woman's Day (Dia da Mulher), o que acabou internacionalizando o evento e passou a ser comemorado em diversos países, em momentos diferentes do ano.

O primeiro Woman's Day foi comemorado em Chicago, nos Estados Unidos, em 1908, quando o país fervilhava com manifestações de mulheres operárias que denunciavam a exploração do segmento, defendendo a autonomia das mulheres, incluindo o direito ao voto, conquistado em 1920, nos EUA.

Foi na Alemanha, em 1914, que ocorreu no dia 8 pela primeira vez o Dia da Mulher, por ser uma data mais prática naquele ano. Muitas mulheres, no entanto, atribuem o 8 de março de 1917 como provável motivo para a fixação da homenagem. Naquele dia, operárias russas deram início a uma greve que acabou culminando na Revolução Russa. O fato é mencionado em documentos históricos, escritos por um dos dirigentes da revolução, Leon Trotsky.

Em 1921, surge a proposta de se fixar o dia como oficial em todo o mundo, que passou a ser comemorado a partir de 1922, como símbolo da participação feminina nas atividades de transformação social.

07.03.22 Vereadoras