Na Sessão Ordinária de segunda-feira (7), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador e presidente da Câmara, Júnior Baptista, que parabeniza o Chef Alex Gregory pelo sucesso e reconhecimento adquiridos em sua carreira gastronômica, engrandecendo o nome de nossa cidade.

Alex Gregory começou na cozinha ainda muito cedo, nas reuniões de família. O sonho de ser um Chef de Cozinha e ter o seu próprio restaurante vinha desde os 14 anos. Aos 18 anos, sem ter capital ou experiência para começar seu próprio negócio, serviu ao Estado como Soldado da Polícia Militar.

Enquanto servia ao Estado, estudava gastronomia. Conseguiu alguns estágios e trabalhou como auxiliar de cozinha, ajudante de cozinha, até que virasse cozinheiro. E então abriu seu próprio restaurante em 2012, em Marília. Nesse mesmo ano ele recebeu uma proposta para venda do restaurante e acabou perdendo tudo, pois foi vítima de um estelionatário que lhe deu um grande golpe.

Sem desanimar, estudou um pouco mais e voltou para o mercado de forma precária, com apenas 500 reais para pagar o aluguel, uma chapa e um gás. E foi dessa forma que acabou conquistando o paladar dos marilienses e retomando os seus sonhos.

Após essa recuperação profissional, retornou a Paraguaçu no ano de 2013. Entre 2013 e 2014 chegou a ensinar receitas no quadro Receita da Fazenda no Agro Record, programa da Rede Record de televisão.

Em 2015 ganhou o primeiro concurso Sabor de São Paulo, realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, inserindo nossa cidade no roteiro gastronômico do Estado. Já em 2017 foi eleito pela Revista Prazeres da Mesa como o melhor hambúrguer do Centro-Oeste Paulista, mantendo Paraguaçu no roteiro gastronômico do turismo estadual.

No ano seguinte, 2018, foi ano de estudos, estudou gastronomia molecular e alta cozinha italiana. Em 2019 ganhou o concurso de comida regional produzido pela Revista Prazeres da Mesa e Secretaria de Cultura Paulista, o SP Gastronomia, levando nossa culinária regional para mais pessoas e conquistando os jurados na etapa regional e estadual com seu ravioli de tambaqui, peixe que habita os rios da região do Vale do Paranapanema.

Nesse mesmo ano o Restaurante Gregory figurou entre os destaques nacionais pelo Guia Garfo de Ouro, além de ter sido Chef Destaque Nacional pela FIC (Federação Italiana de Chefs) e Fispal (Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar); saiu na Revista Zafferano, na Itália, Espanha e França, falando sobre técnicas de cozinha molecular.

Dez anos depois de conseguir ter o seu próprio restaurante ele segue agora rumo a Porto Seguro, na Bahia, contratado para um projeto que visa transformar o restaurante de um grande hotel em um restaurante estrelado. Gregory não pôde estar presente na Sessão, e esteve representado por seu pai, Laércio.

07.03.22 Gregory arquivo pessoal

07.03.22 Laercio pai Gregory